Um incêndio em um medidor de energia acabou causando, na tarde dessa segunda-feira (15), momentos de correria e pânico entre os alunos da Unidade de Ensino Básico Maria Rocha, situada no bairro Areinha, em São Luís. As imagens dos momentos de tensão vividos pelos estudantes foram divulgadas nas redes sociais.
O fogo evidencia a falência da área da educação sob a gestão do prefeito Eduardo Braide. A área tem sido alvo constante de reclamação de milhares de pais, e de ações dos órgãos de controles e fiscalizadores.
Neste mês, o Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), da Defensoria Pública, ingressou com Ação Civil Pública (ACP) para pedir que o município providencie a ampliação da oferta de vagas com a construção ou ampliação de escolas na região da Cidade Operária, além de requisitar em caráter de urgência a matrícula escolar de crianças e adolescentes, atendidos pela Defensoria Pública ou encaminhados pelo Conselho Tutelar.
Já o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou, em decisão que transitou em julgado em março, a obrigação do Município de São Luís de reformar as escolas da rede municipal de ensino no prazo máximo de dois anos.
Além disso, 22 escolas de ensino de São Luís estão fechadas em pleno ano letivo. Um levantamento do Sindeducação apontou que entre os meses de fevereiro e março, os prédios das unidades de ensino não tinham estrutura adequada para receber os alunos.
Todos esses problemas demonstram a inoperância do governo Eduardo Braide quando o assunto é educação, veja o vídeo do princípio de incêndio: