Crise: Professores da UFMA entram em greve por tempo indeterminado

Crise: Professores da UFMA entram em greve por tempo indeterminado

 

Os corre­dores da Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Maran­hão (UFMA) ecoam com o clam­or dos pro­fes­sores que, em sol­i­dariedade aos servi­dores téc­ni­co-admin­is­tra­tivos, dec­re­taram greve por tem­po inde­ter­mi­na­do a par­tir des­ta segun­da-feira (15). A decisão, con­sol­i­da­da em uma assem­bleia da Seção Sindi­cal do ANDES — SN (APRUMA) em 8 de abril, reflete a insat­is­fação da cat­e­go­ria, seguin­do o indica­ti­vo aprova­do em 21 de março.

Reivin­di­cações por Val­oriza­ção e Recon­hec­i­men­to

Os docentes da UFMA estão unidos em suas deman­das, cla­man­do por uma recom­posição salar­i­al sig­ni­fica­ti­va de 22,71%, dis­tribuí­dos em três parce­las ao lon­go dos próx­i­mos anos. Enquan­to isso, o Gov­er­no Fed­er­al, através do Min­istério da Gestão e da Ino­vação em Serviços Públi­cos (MGI), ofer­e­ceu um rea­juste bem abaixo, ape­nas 4,5%, poster­ga­do para 2025 e 2026. Adi­cional­mente, pro­postas sobre auxílios ali­men­tação, saúde e creche foram apre­sen­tadas sem con­sid­er­ar os aposen­ta­dos e pen­sion­istas, inten­si­f­i­can­do o descon­tenta­men­to.

Deman­das Amplas e Necessárias

Para além do aspec­to salar­i­al, o sindi­ca­to dos pro­fes­sores reivin­di­ca uma série de medi­das para for­t­ale­cer o ensi­no públi­co fed­er­al. Estas incluem a recom­posição do orça­men­to des­ti­na­do às Insti­tu­ições Fed­erais de Ensi­no, garan­tia de con­cur­sos públi­cos para docentes e téc­ni­cos, expan­são dos recur­sos des­ti­na­dos à Assistên­cia Estu­dan­til e a elim­i­nação da con­tribuição prev­i­den­ciária para aposen­ta­dos e pen­sion­istas, além de um ambi­ente de tra­bal­ho livre de assé­dio moral e sex­u­al.

Inves­ti­gação sobre bol­sas estu­dan­tis

Existe algu­mas denún­cias de favorec­i­men­to de bol­sa estu­dan­tis como moe­da de tro­ca políti­ca a lid­er­anças estu­dan­tis, há uma inves­ti­gação em cur­so sobre tais denún­cias, mas isso é pau­ta pra out­ra matéria …

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x