Segundo mutirão de combate a dengue é realizado em Pinheiro

Segundo mutirão de combate a dengue é realizado em Pinheiro

Todo dia é dia de com­bate à dengue e é fun­da­men­tal a colab­o­ração de toda a pop­u­lação na luta con­tra o mos­qui­to .

A cam­pan­ha “Pin­heiro con­ta a dengue” começou na sem­ana pas­sa­da pela Vila Filu­ca.
Nes­ta quin­ta feira, o mutirão foi real­iza­do no bair­ro de Pacas.

Vis­i­tas, palestras, vaci­nas, análise de cada casa e a elim­i­nação de todo pos­sív­el foco do mos­qui­to cau­sador da dengue e de out­ras doenças .
O Secretário de Saúde Kaio Horte­gal desta­cou o apoio de todas as sec­re­tarias do municí­pio. Ele esteve à frente do tra­bal­ho que tem como obje­ti­vo elim­i­nar o aumen­to da con­t­a­m­i­nação por dengue em Pin­heiro.

Os moradores aprovaram a força-tare­fa pro­movi­da pela Prefeitu­ra, e ressaltaram a importân­cia de que estas ações sejam con­tínuas, já que existe um aumen­to no número de casos em todo país.
“— Pre­cisamos de mais ações como essa, pois as vezes nós nos cuidamos , mas o viz­in­ho não “ , desta­cou dona Maria José. Já Seu João Felipe, lem­brou da pos­si­bil­i­dade de focos em ter­renos aban­don­a­dos e até no lixo que é joga­do irreg­u­lar­mente. “ — É pre­ciso que cada um faça a sua parte, é bom ver que o poder públi­co está fazen­do a sua “.

Um dado impor­tante na luta con­tra a doença é que cer­ca de 75% dos cri­adouros do mos­qui­to trans­mis­sor estão nos domicílios, em vasos ou pratos de plan­tas, gar­rafas retornáveis, peque­nas fontes orna­men­tais e mate­ri­ais em depósi­tos de con­strução .


A Sec­re­taria de Saúde acon­sel­ha que algu­mas medi­das impor­tantes pos­sam ser ado­tadas no com­bate à dengue:
* Man­ter a caixa d’água bem fecha­da;
* Colo­car areia nos vasos de plan­ta;
* Amar­rar bem os sacos de lixo;
* Limpar bem as cal­has de casa;
* Guardar pneus em locais cober­tos;
* Não acu­mu­lar suca­ta e entul­ho;
* Esvaziar gar­rafas PET, potes e vasos;
* Rece­ber bem os agentes de saúde e os de endemias.

Essa força-tare­fa está ape­nas ini­cian­do, toda quin­ta-feira um bair­ro, ou uma comu­nidade da zona rur­al rece­berá essa mes­ma equipe onde serão exe­cu­tadas ações educa­ti­vas, de com­bate, con­t­role e pre­venção .

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x