PF combate comercialização ilegal de madeira e prende três pessoas

PF combate comercialização ilegal de madeira e prende três pessoas

A Polí­cia Fed­er­al no Maran­hão, jun­ta­mente com o Insti­tu­to Brasileiro do Meio Ambi­ente e dos Recur­sos Nat­u­rais Ren­ováveis (IBAMA), Fun­dação Nacional dos Povos Indí­ge­nas (FUNAI) Batal­hão Ambi­en­tal e brigadis­tas do ICM­Bio, defla­grou na terça, 28/12, a 2ª fase da oper­ação Araribóia Livre, com o obje­ti­vo de reprim­ir comér­cio irreg­u­lar de madeira extraí­da da Ter­ra Indí­ge­na Araribóia, local­iza­da no sudoeste do esta­do. A ação ocorre no municí­pio de Buriticupu/MA e empre­ga mais de 100 agentes públi­cos.

Até o momen­to, 32 empreendi­men­tos madeireiros foram alvos de fis­cal­iza­ção, 74 motores foram destruí­dos, 11 pes­soas foram con­duzi­das por pos­suir madeira sem com­pro­vação da origem e tam­bém por não pos­suírem licença para o fun­ciona­men­to do esta­b­elec­i­men­to. Três foram pre­sas em fla­grante.

O tra­bal­ho da Polí­cia Fed­er­al con­ta com o Pro­gra­ma Brasil M.A.I.S, fer­ra­men­ta adquiri­da pelo Min­istério da Justiça e Segu­rança Públi­ca que pos­si­bili­ta o rece­bi­men­to de ima­gens de alta definição.

Os inves­ti­ga­dos respon­derão, na medi­da de suas respon­s­abil­i­dades, pelos crimes de recep­tação qual­i­fi­ca­da, e ter em depósi­to pro­du­to de origem veg­e­tal sem licença vál­i­da, den­tre out­ros.

A oper­ação se tra­ta de uma con­tinuidade de série de medi­das que vem sendo ado­ta­da no ano de 2023 para frear e reprim­ir os ilíc­i­tos ambi­en­tais na Ter­ra Indí­ge­na.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x