Operação Memortunré-Kanela para Apurar Crimes de Caça Clandestina em Terras Indígenas no MA

Operação Memortunré-Kanela para Apurar Crimes de Caça Clandestina em Terras Indígenas no MA

A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, nes­ta terça-feira (11/6), a Oper­ação Mem­o­r­tun­ré-Kanela para apu­rar crimes de caça clan­des­ti­na em ter­ras indí­ge­nas no Maran­hão, local­izadas no municí­pio de Fer­nan­do Fal­cão. Durante a ação, foram cumpri­dos oito man­da­dos de bus­ca e apreen­são, expe­di­dos pelo Juí­zo da 8ª Vara Fed­er­al Ambi­en­tal e Agrária da Justiça Fed­er­al. A oper­ação visa com­bat­er a práti­ca ile­gal de caça que tem ger­a­do ten­são e con­fli­tos com os povos indí­ge­nas locais.

No cumpri­men­to das ordens judi­ci­ais, duas pes­soas foram pre­sas em fla­grante por posse ile­gal de arma de fogo de uso per­mi­ti­do. Além das prisões, as autori­dades apreen­der­am várias armas de fogo, munições e caça abati­da. Essas ações são parte de um esforço con­tín­uo para inter­romper as ativi­dades ilíc­i­tas que ameaçam tan­to a fau­na local quan­to a segu­rança e sub­sistên­cia das comu­nidades indí­ge­nas.

Durante as inves­ti­gações, foi con­stata­do que a con­strução de uma estra­da atrav­es­san­do a ter­ra indí­ge­na facil­i­tou a invasão por caçadores clan­des­ti­nos. Esse aces­so inten­si­fi­ca­do tem exac­er­ba­do os con­fli­tos entre os inva­sores e os povos orig­inários, colo­can­do em risco a inte­gri­dade e a segu­rança das comu­nidades. A situ­ação evi­den­cia a neces­si­dade de medi­das urgentes para pro­te­ger os dire­itos e os ter­ritórios indí­ge­nas, bem como a preser­vação da bio­di­ver­si­dade local.

Os sus­peitos iden­ti­fi­ca­dos pela Polí­cia Fed­er­al são acu­sa­dos de aden­trar repeti­da­mente as ter­ras indí­ge­nas para caçar ani­mais sil­vestres, aumen­tan­do o cli­ma de ten­são e colo­can­do em peri­go a sub­sistên­cia ali­men­tar da comu­nidade local. Diante dos fatos, os inves­ti­ga­dos poderão respon­der por diver­sos crimes, incluin­do matar, perseguir, caçar ou uti­lizar espé­cies da fau­na sil­vestre sem per­mis­são, além de posse ou porte ile­gal de arma de fogo.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x