Secretário da SMTT acusado de beneficiar amigos e apadrinhados políticos; Vereador convoca esclarecimentos não atendidos.
Uma série de liberações de veículos ilegais por parte do secretário da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Diego Rodrigues, está causando indignação e questionamentos na administração municipal da capital maranhense. As acusações envolvem favorecimentos a amigos e apadrinhados políticos, levando o vereador Raimundo Penha a tomar medidas para esclarecer a situação.
O vereador Raimundo Penha, através do Requerimento n° 993/23, convocou o titular da SMTT para prestar esclarecimentos em uma sessão marcada para o dia 11 de julho, às 10 horas. Entretanto, no horário agendado, o secretário não compareceu, alegando uma reunião com agentes de trânsito como motivo. Ele se comprometeu a comparecer perante os vereadores em um prazo de 15 dias.
No entanto, no dia em que estava prevista sua presença na Câmara Municipal de São Luís, o secretário anunciou surpreendentemente o cumprimento de uma lei proposta pelo próprio vereador Penha. A lei determinava o funcionamento da SMTT para a liberação de veículos apreendidos nos finais de semana.
Após mais de 30 dias da convocação, o secretário não cumpriu o prazo por ele mesmo proposto para comparecere prestar esclarecimentosna CâmaraMunicipaldeSão Luís. Nesse meio tempo, o vereador Raimundo Penha teve suas demandas atendidas na pasta, incluindo a implantação de uma nova linha de ônibus na Avenida Quarto Centenário, medida que foi comemorada pelo edil.
A situação levanta questionamentos sobre a integridade da administração municipal e a eficácia dos mecanismos de fiscalização. Enquanto algumas pessoas influentes têm seus veículos liberados a qualquer hora do dia, inclusive nos finais de semana, trabalhadores comuns continuam sofrendo com a apreensão de seus veículos devido à impossibilidade de arcar com as taxas e multas de trânsito.