Na sessão de quarta-feira (13) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), um debate intenso tomou conta dos desembargadores devido a decisões do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) relacionadas à nomeação de um novo membro para a Corte estadual, que substituirá Marcelino Chaves Everton, e à vaga de Desembargador destinada à OAB-MA.
A controvérsia começou com a recente suspensão, pelo conselheiro João Paulo Schoucair, do CNJ, da sessão na qual o juiz Samuel Batista de Souza seria promovido a desembargador em substituição a Marcelino Chaves Everton, que se aposentou recentemente. Em seguida, a eleição da lista tríplice do Quinto da Advocacia para a vaga de desembargador entrou em discussão.
Enquanto os desembargadores Jorge Rachid, Nelma Sarney, José Jorge Figueiredo, Ângela Salazar e Raimundo Barros defenderam a urgência na formação da lista tríplice do Quinto Constitucional, os desembargadores José Luiz Oliveira e Gervásio dos Santos concordaram com a postura do presidente do TJMA, desembargador Paulo Velten, em aguardar o julgamento do mérito no CNJ antes de fazerem a escolha. Assista ao vídeo completo da discussão para mais detalhes, veja o vídeo: