Urgente !!!  INMET emite alerta de onda de calor para o Maranhão

Urgente !!! INMET emite alerta de onda de calor para o Maranhão

O Insti­tu­to Nacional de Mete­o­rolo­gia (Inmet) emi­tiu um aler­ta amare­lo de “peri­go poten­cial” dev­i­do à baixa umi­dade rel­a­ti­va do ar em 16 esta­dos, incluin­do o Maran­hão e o Dis­tri­to Fed­er­al. O avi­so é váli­do até às 22h des­ta quin­ta-feira (21) e coin­cide com o fim do inver­no no país.

Além do Maran­hão e do Dis­tri­to Fed­er­al, os esta­dos afe­ta­dos pelo aler­ta são: Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Paraí­ba, Per­nam­bu­co, Piauí, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, São Paulo, Sergipe e Tocan­tins.

Segun­do o mete­o­rol­o­gista Hal­lan Cerqueira, do Núcleo de Geo­proces­sa­men­to da Uni­ver­si­dade Estad­ual do Maran­hão, a forte onda de calor atin­girá prin­ci­pal­mente o Extremo Sul do Maran­hão, influ­en­ci­a­do pelo Cen­tro-Sul do Brasil. A região do Cen­tro-Norte, emb­o­ra tam­bém este­ja no perío­do seco, não está sob o aler­ta amare­lo dev­i­do à influên­cia do Oceano Atlân­ti­co.

Ess­es avi­sos do Inmet coin­ci­dem com uma onda de calor atípi­ca no Cen­tro-Sul do Brasil, rela­ciona­da ao fenô­meno El Niño mais rig­oroso em 2023 e à Crise do Cli­ma, que tor­na even­tos climáti­cos extremos mais comuns.

O blo­queio atmos­féri­co que impede a chega­da de frentes frias comuns para esta época está cau­san­do tem­per­at­uras aci­ma do nor­mal no Brasil. O Inmet deve con­tin­uar atu­al­izan­do os aler­tas durante a sem­ana, com o pico da onda de calor pre­vis­to para sába­do (23).

Durante esse perío­do de baixa umi­dade e calor, é impor­tante seguir as ori­en­tações do Inmet, como beber líqui­dos, evi­tar ativi­dades físi­cas em horários quentes, pro­te­ger a pele com hidratante e umid­i­ficar o ambi­ente. A baixa umi­dade do ar pode causar prob­le­mas res­pi­ratórios, resse­ca­men­to da pele e descon­for­to nos olhos, boca e nar­iz.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x