Artigo : Qual a importância dos Engenheiros e das Engenheiras?

Artigo : Qual a importância dos Engenheiros e das Engenheiras?

A Engen­haria Brasileira gan­hou destaque com grandes feitos como: ITAIPU (1975–1984), BR 101 (1950–1960), EMBRATEL (1965), Sis­tema Tel­e­bras (1972), CSN (1946*), Eletronu­clear (1971), indús­tria auto­mo­bilís­ti­ca (1956), etc. Assim, o Sécu­lo XX mar­ca o Brasil pela grande con­tribuição da Engen­haria brasileira, com destaque para a Engen­haria Civ­il (ITAIPU, BR101 e atu­al BR 040), da Engen­haria Mecâni­ca e Met­alur­gia (CSN e indús­tria auto­mo­bilís­ti­ca), da Engen­haria de Tele­co­mu­ni­cações (EMBRATEL e Sis­tema TELEBRAS) e da Engen­haria Nuclear (Eletronu­clear). Entre­tan­to, ante todo o avanço, ain­da hoje os lei­gos asso­ci­am o CREA (Con­sel­ho Region­al de Engen­haria e Agrono­mia) ape­nas às obras civis, e no decor­rer desse arti­go prestare­mos os esclarec­i­men­tos necessários. A Engen­haria Brasileira tem grandes feitos recon­heci­dos a nív­el mundi­al, den­tre os quais cabe ressaltar: o coração arti­fi­cial desen­volvi­do pelo Eng. Mec. Aron de Andrade, o câm­bio automáti­co desen­volvi­do pelo Eng. Mec. José Braz Araripe e os Aten­u­adores Dinâmi­cos Sin­croniza­dos, usa­dos na ponte Rio-Niterói, patente do Eng. Civ. Ronal­do Car­val­ho Bat­tista.
O Sis­tema CONFEA/CREA é um con­jun­to de autar­quias fed­erais respon­sáv­el pela ver­i­fi­cação, con­t­role e fis­cal­iza­ção dos Engen­heiros e empre­sas de Engen­haria no ter­ritório nacional. Sendo que quais­quer obras ou serviços téc­ni­cos de Engen­haria e Agrono­mia estão sujeitos à Ano­tação de Respon­s­abil­i­dade Téc­ni­ca (art. 1º da Lei Fed­er­al 6.496/1977). Os profis­sion­ais reg­istra­dos estão dis­tribuí­dos em três gru­pos e oito modal­i­dades profis­sion­ais dis­tin­tas, con­forme dis­pos­to na tabela de títu­los profis­sion­ais, Res­olução CONFEA nº 473/2002 (últi­ma atu­al­iza­ção em 10/04/2023). Assim, tem-se o grupo Engen­haria com­pos­to pelas seis modal­i­dades: Civ­il, Eletricista, Mecâni­ca e Met­alúr­gi­ca, Quími­ca, Geolo­gia e Minas e Agri­men­su­ra, e os grupo Agrono­mia Modal­i­dade Agrono­mia e grupo espe­ci­ais modal­i­dade espe­ci­ais.
A for­mação de Engen­heiros deman­da grande esforço e inves­ti­men­to de uma nação, pois neces­si­ta que os egres­sos do ensi­no médio ten­ham uma forte base em matemáti­ca, físi­ca e quími­ca, sendo que sua for­mação divide-se em con­teú­dos bási­cos, profis­sion­ais e especí­fi­cos (art. 9º da Res­olução MEC/CNE-2019). A for­mação bási­ca deve fornecer aos Engen­heiros, inde­pende da modal­i­dade, con­hec­i­men­tos de matemáti­ca e físi­ca de nív­el supe­ri­or, a qual con­tem­pla o Cál­cu­lo Difer­en­cial e Inte­gral, Equações Difer­en­ci­ais Ordinárias e Par­ci­ais, Var­iáveis Com­plexas, Análise Veto­r­i­al, Análise de Fouri­er, Prob­a­bil­i­dade e Estatís­ti­ca, Proces­sos Estocás­ti­cos, Mecâni­ca (Estáti­ca e Dinâmi­ca), Grav­i­tação, Ondas, Ter­mod­inâmi­ca, Eletro­mag­net­ismo, Ópti­ca (Geométri­ca e Físi­ca), Físi­ca Mod­er­na e Quími­ca. Após os dois primeiros anos de Engen­haria, o estu­dante con­clui os con­teú­dos bási­cos e avança para os con­teú­dos profis­sion­ais. Sendo que os con­teú­dos profis­sion­ais devem fornecer as habil­i­dades e com­petên­cias necessárias às ativi­dades e com­petên­cias em estu­dos, pro­je­tos, anális­es, avali­ações, vis­to­rias, perí­cias, pare­ceres e divul­gação téc­ni­ca, pro­dução téc­ni­ca espe­cial­iza­da, direção e exe­cução de obras e serviços téc­ni­cos ref­er­entes ao aproveita­men­to e à uti­liza­ção de recur­sos nat­u­rais, meios de loco­moção e comu­ni­cações; edi­fi­cações, serviços e equipa­men­tos urbanos, rurais e region­ais, nos seus aspec­tos téc­ni­cos; insta­lações e meios de aces­so a costas, cur­sos e mas­sas de água e exten­sões ter­restres; desen­volvi­men­to indus­tri­al e agropecuário (arti­gos 1º e 7ª da Lei Fed­er­al nº 5.194/1966). Assim, pré­dios, estradas, bar­ra­gens, pontes, sis­temas de trans­porte, sis­temas de tele­co­mu­ni­cações, indús­tria de equipa­men­tos eletrôni­cos, satélites, automóveis, aviões, foguetes, usi­nas nuclear­es, agri­cul­tura, sis­temas de refrig­er­ação e ares-condi­ciona­dos, robôs, conexão à inter­net, ener­gia elétri­ca, min­er­ação, agronegó­cio, elet­ri­ci­dade, indús­tria quími­ca e petro­quími­ca e de ali­men­tos; pro­du­tos quími­cos; trata­men­to de água e insta­lações de trata­men­to de água indus­tri­al e de rejeitos indus­tri­ais, admin­is­tração, gestão e orde­na­men­to ambi­en­tais e ao mon­i­tora­men­to e mit­i­gação de impactos ambi­en­tais, avali­ação e explo­ração de jazi­das petrolíferas, trans­porte e indus­tri­al­iza­ção do petróleo etc., nada dis­so seria pos­sív­el sem a pre­sença do Engen­heiro. Mas, afi­nal o que faz o Engen­heiro? O Engen­heiro pro­je­ta, com base em cál­cu­los matemáti­cos, as mudanças e trans­for­mações do mun­do mod­er­no.
As nor­mas téc­ni­cas da Engen­haria envolvem Res­oluções das agên­cias reg­u­lado­ras, Nor­mas Reg­u­la­men­ta­do­ras do Min­istério do Tra­bal­ho e Emprego, nor­mas da ABNT e nor­mas inter­na­cionais, e tudo em con­stante mudança e atu­al­iza­ção. E o Brasil? O Brasil tem um prob­le­ma crôni­co de for­mação de recur­sos humanos, onde a fal­ta de uma boa for­mação no ensi­no médio de matemáti­ca e físi­ca aumen­ta a retenção e evasão dos alunos em Engen­haria, e para revert­er isso deve-se ter um amp­lo inves­ti­men­to no ensi­no fun­da­men­tal mel­ho­ran­do a for­mação bási­ca em matemáti­ca e físi­ca e assim reduzir a evasão e a retenção nos cur­sos de Engen­haria, e inve­stir pesada­mente nos pro­gra­mas de pós-grad­u­ação stric­tu sen­so (mestra­do e doutora­do) das Engen­harias e nos Cen­tros de Pesquisa. Assim ou inves­ti­mos na Engen­haria ou o proces­so de desin­dus­tri­al­iza­ção do Brasil nos tornará meros expor­ta­dores de matérias pri­mas e impor­ta­dores de pro­du­tos man­u­fat­u­ra­dos, nos levan­do a perder todo o avanço do país obti­do no sécu­lo XX, ini­cian­do-se em 1948 com cresci­men­to do PIB de 9,7% e encer­ran­do-se em 1980 com cresci­men­to de 9,23%. Assim é pre­ciso crescer, e para crescer pre­cisamos de ino­vação tec­nológ­i­ca e essa ino­vação tem nome ENGENHARIA.

Arti­go :

Eng. Elet­ric. Roge­rio Mor­eira Lima
Pro­fes­sor da UEMA e Acadêmi­co da AMC
Dire­tor de Ino­vação da ABTELECOM

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