O brasileiro Danilo Sousa Cavalcante, de 34 anos, que escapou da prisão nos Estados Unidos há duas semanas, foi recapturado nesta quarta-feira, 13 de setembro. As autoridades do Estado da Pensilvânia confirmaram a prisão por meio de uma publicação no X (antigo Twitter) e prometeram fornecer detalhes adicionais sobre o caso em uma entrevista coletiva nas próximas horas.
Desde o dia 31 de agosto, mais de 500 agentes estavam empenhados nas operações de busca pelo fugitivo, que havia escapado da prisão no condado de Chester escalando paredes. A situação se agravou quando Danilo roubou um rifle e trocou tiros com um morador na noite de segunda-feira, levando a polícia a pedir que os moradores da cidade de South Coventry se trancassem em suas casas por medida de segurança.
Durante sua fuga, Danilo conseguiu se esconder em áreas de mata, o que levou ao fechamento temporário de escolas e atrações turísticas na região. O fugitivo tinha sido condenado à prisão perpétua nos EUA por um terrível crime, o assassinato da ex-namorada a facadas, na frente dos filhos dela de 4 e 7 anos, em 2021. Além disso, ele já era procurado no Brasil desde 2017 pelo assassinato de outro homem.
As autoridades americanas informaram que Danilo entrou ilegalmente no país após passar por Porto Rico. Sua recaptura encerra uma busca intensiva que mobilizou recursos significativos nos últimos dias.