Após a publicação de uma matéria neste blog, a SEDUC agilizou a entrega dos livros. No entanto, a compra foi realizada apenas no meio do ano letivo, sem justificativa plausível, e ocorreu a apenas três meses das eleições, o que torna a transação ainda mais suspeita, sobretudo por envolver recursos dos precatórios do FUNDEF.
Gestores que pediram para não ser identificados por receio de represálias informaram que os livros chegaram, mas, agora, a Secretaria corre para montar um projeto-piloto em algumas escolas para tentar dar utilidade ao material. Embora os livros tenham sido distribuídos para todas as unidades, apenas algumas participarão da rotina, levando turmas do turno matutino para atividades no período da tarde, com conteúdos retirados desses volumes.
A compra foi feita sem uma finalidade pedagógica definida. De última hora, tenta-se impor uma rotina sem planejamento e sem capacitação prévia, o que exigirá a contratação de novos professores para desenvolver as atividades. Mesmo assim, faltarão profissionais e o material provavelmente ficará engavetado, sem qualquer aproveitamento.
A Polícia Federal investiga a Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA) pela contratação milionária do Instituto Nacional Veritas de Cultura LTDA, sediado em São Paulo, no valor de R$ 200.667.200,00, para a compra de livros didáticos. A operação foi realizada por meio de adesão a uma ata de registro de preços do estado de Santa Catarina, a apenas três meses das eleições, o que acendeu o alerta dos órgãos de controle.
Veja a matéria que fez a SEDUC apressar a entrega de livros AQUI
