Em pleno mês de março, mais de um mês depois do início das aulas na rede municipal, muitas crianças e adolescentes continuam sem poder frequentar a escola por conta da falta de vagas nas unidades de ensino da capital. Conselheiros tutelares da área Cohab/Cohatrac denunciam que devido a inoperância da gestão do prefeito Eduardo Braide (PSD), dezenas de crianças e adolescentes da região estão fora da escola.
De acordo com os conselheiros Rodrigo Santos e Cleidiana Miranda, até este domingo (3), quase 100 crianças estão fora da sala de aula nas comunidades que abrangem a área Cohab/Cohatrac. “Até a última sexta-feira, fizemos um levantamento e já são 97 solicitações de vaga escolar. Ou seja, 97 crianças e adolescentes fora da sala de aula, informou Rodrigo Santos a um programa de rádio da capital.
Quase 700 crianças fora da escola em São Luís
As crianças e adolescentes da área Cohab/Cohatrac integram um quantitativo de mais de 700 que estão fora da escola em São Luís, de acordo com estimativa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Divulgado pelo órgão ainda em fevereiro, o número pode ser ainda maior, devido às subnotificações feitas à DPE.