Após ganhar as páginas de um livro premiado, a operação que salvou milhares de vidas no Maranhão durante a pandemia agora vai ganhar as telonas. A produtora Escarlate, conhecida por obras sobre Chico Mendes, o Caso Celso Daniel e o sequestro do voo 375, apresenta no Rio2C o projeto do filme Sopro de Vida, que narra os bastidores da arriscada operação liderada por Simplicio Araújo, ex-secretário de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão.
O longa-metragem revela os desafios de uma verdadeira missão de guerra para adquirir respiradores na China em meio ao colapso sanitário mundial. A operação, que ficou conhecida como “Etiópia-Maranhão”, envolveu uma estratégia ousada: desviar a rota tradicional para evitar que países ricos confiscassem os equipamentos destinados ao Maranhão, utilizando a Etiópia como corredor logístico. A história reflete não apenas a urgência da pandemia, mas também as desigualdades no acesso a recursos essenciais.
Sopro de Vida será apresentado no pitch deck do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, com objetivo de atrair investidores e parcerias no mercado audiovisual. O filme retrata como Simplicio Araújo foi além de suas atribuições no governo, estruturando cinco hospitais de campanha, garantindo oxigênio, insumos e ambulâncias, além dos respiradores que foram cruciais para ampliar leitos de UTI sob a gestão do então governador Flávio Dino.