PF investiga transferências fraudulentas de domicílio eleitoral e compra de votos

PF investiga transferências fraudulentas de domicílio eleitoral e compra de votos

Oper­ação Clien­telis­mo foi deflagra­da na cidade de Itaipa­va do Gra­jáu/MA e cumpriu cin­co man­da­dos de bus­ca e apreen­são.

 Na data de hoje (22/11), a Polí­cia Fed­er­al cumpriu 05 man­da­dos de bus­ca e apreen­são na cidade de Itaipa­va do Grajaú/MA. A ação poli­cial, autor­iza­da pelo Tri­bunal Region­al Eleitoral, foi deflagra­da no âmbito da Oper­ação Clien­telis­mo.

A oper­ação é decor­rente do inquéri­to poli­cial que inves­ti­ga um esque­ma de trans­fer­ên­cia fraud­u­len­ta de domicílio eleitoral e com­pra de votos real­iza­da por vários indi­ví­du­os. Entre os inves­ti­ga­dos há can­didatos no pleito eleitoral de 2024 e uma servi­do­ra que prestou serviços a Justiça Eleitoral em Itaipa­va do Grajaú/MA.

A inves­ti­gação apon­tou que o esque­ma crim­i­noso fun­ciona­va a par­tir do ali­ci­a­men­to de eleitores res­i­dentes na zona rur­al de Jeni­pa­po dos Vieiras e Gra­jaú, com foco prin­ci­pal em indí­ge­nas das Aldeias São Pedro dos Cacetes (municí­pio de Jeni­pa­po dos Vieiras) e Aldeia Coquin­ho 2 (municí­pio de Gra­jaú), além dos eleitores do Povoa­do Alto do Coco (municí­pio de Gra­jaú). Os eleitores eram con­ven­ci­dos a trans­ferir seus domicílios eleitorais para a cidade de Itaipa­va de Gra­jaú, sob a promes­sa de rece­bi­men­to de ces­tas bási­cas, mate­ri­ais de con­strução, gado, con­strução de estradas e insta­lação de ener­gia elétri­ca, e a votarem nos can­didatos indi­ca­dos pelo grupo.

As trans­fer­ên­cias de domi­cilio eleitoral para Itaipa­va do Grajaú/MA eram real­izadas somente com a apre­sen­tação do doc­u­men­to de iden­ti­dade, não sendo exigi­do nen­hum tipo de com­pro­vante de endereço ou declar­ação de domi­cilio.

A Oper­ação de hoje tem relação com a atu­ação da Polí­cia Fed­er­al na Ter­ra Indí­ge­na Uru­cu-Juruá no dia das eleições deste ano (06/10/2024). Na ocasião, Poli­ci­ais Fed­erais jun­ta­mente com a Polí­cia Civ­il, Poli­cia Mil­i­tar e Exerci­to realizaram a des­ob­strução da via de aces­so a Aldeia Uru­cu, local onde havia seções eleitorais. O blo­queio foi real­iza­do por indí­ge­nas locais e visa­va chamar a atenção das autori­dades sobre a trans­fer­ên­cia fraud­u­len­ta do domi­cilio eleitoral de dezenas de indí­ge­nas de out­ras cidades (Gra­jaú, Jeni­pa­po dos Vieiras e Arame) para Itaipa­va de Gra­jaú. Segun­do as lid­er­anças indí­ge­nas, a maio­r­ia dos eleitores que trans­feri­ram o domicílio eleitoral iria votar na seção que fica na Aldeia Juruá. Assim, a intenção dos indí­ge­nas era impe­di-los de votar.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x