PF deflagra operação contra organização criminosa especializada no contrabando de migrantes

PF deflagra operação contra organização criminosa especializada no contrabando de migrantes

Grupo atu­a­va no envio ile­gal de brasileiros para os Esta­dos Unidos por meio da fron­teira com o Méx­i­co
A Polí­cia Fed­er­al defla­grou, nes­ta quar­ta-feira (26/3), a segun­da fase da Oper­ação Hancór­nia, com o obje­ti­vo de desar­tic­u­lar uma orga­ni­za­ção crim­i­nosa transna­cional espe­cial­iza­da no con­tra­ban­do de migrantes brasileiros, espe­cial­mente do Maran­hão, para os Esta­dos Unidos.

A inves­ti­gação é fru­to de uma coop­er­ação entre a PF e a Home­land Secu­ri­ty Inves­ti­ga­tions (HSI), agên­cia norte-amer­i­cana, que per­mi­tiu a tro­ca de infor­mações sobre a atu­ação do grupo no Brasil, Méx­i­co e EUA. A primeira fase da oper­ação foi real­iza­da em 2022.

Os inves­ti­ga­dos ali­ci­avam moradores de diver­sas cidades maran­hens­es, orga­ni­zan­do a trav­es­sia ile­gal por meio de rotas na Améri­ca Cen­tral. As víti­mas pagavam val­ores ele­va­dos para realizar a viagem, muitas vezes assu­min­do dívi­das com juros abu­sivos. A inves­ti­gação iden­ti­fi­cou cen­te­nas de víti­mas, incluin­do cri­anças e ado­les­centes, além do uso de empre­sas de facha­da para lavagem de din­heiro.

Mais de 50 poli­ci­ais fed­erais cumpri­ram 16 man­da­dos de bus­ca e apreen­são e um man­da­do de prisão pre­ven­ti­va nos esta­dos do Maran­hão, Minas Gerais, Rondô­nia, Dis­tri­to Fed­er­al e Espíri­to San­to. A Justiça Fed­er­al deter­mi­nou o blo­queio de aprox­i­mada­mente 14 mil­hões em bens e ativos dos inves­ti­ga­dos.

Nos Esta­dos Unidos, a HSI pren­deu um dos líderes da orga­ni­za­ção na região de Boston/Massachusetts e real­i­zou a detenção de out­ros inves­ti­ga­dos para fins de depor­tação. As ações foram coor­de­nadas e exe­cu­tadas simul­tane­a­mente para impedir a fuga dos inves­ti­ga­dos e garan­tir a preser­vação das provas.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x