Iracema Vale propõe proibir Eucalipto e grandes monoculturas para proteger Lençóis Maranhenses

Iracema Vale propõe proibir Eucalipto e grandes monoculturas para proteger Lençóis Maranhenses

A pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, a dep­uta­da Irace­ma Vale (PSB), aten­deu pedi­do anti­go da pop­u­lação da região e pro­to­colou um Pro­je­to de Lei volta­do para a preser­vação e pro­teção dos lençóis maran­hens­es.

O PL N°434/2023 visa con­ter o avanço de novas lavouras des­ti­nadas a plan­tações em larga escala, espe­cial­mente de eucalip­to e soja, delim­i­tan­do e pro­te­gen­do as áreas pri­or­itárias para con­ser­vação e recu­per­ação dos ecos­sis­temas nos municí­pios que fazem parte do Par­que Nacional dos Lençóis Maran­hens­es, espe­cial­mente Bar­reir­in­has, San­to Amaro e Primeira Cruz.

A proibição pre­vista no PL não se apli­ca aos agricul­tores famil­iares e às ativi­dades de sub­sistên­cia das comu­nidade tradi­cionais da região. O pro­je­to tam­bém pre­vê a cri­ação de pro­gra­mas de edu­cação e capac­i­tação ambi­en­tal para a pop­u­lação, o estí­mu­lo de pesquisas voltadas à con­ser­vação e mane­jo do bio­ma, implan­tação de sis­temas agroflo­restais, além do incen­ti­vo ao eco­tur­is­mo e tur­is­mo sus­ten­táv­el.

“Este pro­je­to é muito impor­tante para toda a região, pois além de ter o obje­ti­vo de preser­var o meio ambi­ente, tam­bém levará capac­i­tação e incen­ti­vará novas for­mas de tur­is­mo e con­se­quente­mente ger­ação de ren­da ness­es municí­pios. Tra­bal­har pela Região dos Lençóis é um dos com­pro­mis­sos do meu manda­to e ele seguirá assim, aten­to e próx­i­mo às neces­si­dades da pop­u­lação.”, frisou a dep­uta­da.

O Pro­je­to, que já foi pro­to­co­la­do, trami­tará pela Casa Leg­isla­ti­va, e, sendo aprova­do, será mais uma impor­tante ação volta­da para os municí­pios da Região dos Lençóis.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x