O governo do Maranhão firmou dois contratos milionários com a Vigas Engenharia, empresa sediada em Colinas (MA), terra natal do governador Carlos Brandão (PSB). Os contratos somam R$ 110 milhões e envolvem licitações com pouca ou nenhuma concorrência. Em uma das disputas, a Vigas foi a única participante; na outra, a maioria das concorrentes foi desclassificada, e o valor final do contrato foi ampliado por um aditivo.
A construtora é formalmente registrada em nome de Francisco José Cruz da Silva, mas documentos e relatos indicam ligações estreitas com a família do governador. Um dos representantes da empresa, Alessandro Martins Santana, já divulgou apoio político a Brandão nas redes sociais e afirmou, em entrevista, que a empresa atendeu a pedidos do então vice-governador para realizar obras emergenciais em 2022.
As suspeitas de favorecimento se intensificaram com a tramitação de uma ação no STF que questiona uma indicação feita por Brandão ao Tribunal de Contas do Estado. Nessa ação, uma advogada apresentou documentos que atribuem o controle da Vigas ao grupo empresarial da família Brandão, apontando Marcus Brandão, irmão do governador, como verdadeiro dono da empresa. O governador nega qualquer relação entre sua família e a construtora.
A denúncia foi tema de uma reportagem especial publicada pelo portal UOL, que tentou contato com os representantes da empresa, mas não obteve resposta, veja o link da reportagem: