Crise da Dengue em São Luís: Primeira mortalidade do ano revela falhas na prevenção e combate pela Prefeitura

Crise da Dengue em São Luís: Primeira mortalidade do ano revela falhas na prevenção e combate pela Prefeitura

A primeira morte por dengue no Maran­hão em 2024 foi reg­istra­da em São Luís. O óbito con­fir­ma­do e os mais de 150 casos da doença reg­istra­dos na cap­i­tal maran­hense podem ser con­sid­er­a­dos como ‘tragé­dias anun­ci­adas’, ao se con­sid­er­ar algu­mas providên­cias não tomadas pela gestão Braide para a pre­venção e com­bate ao mos­qui­to Aedes aegyp­ti.

Durante prati­ca­mente todos os dias de 2024, os veícu­los de comu­ni­cação divul­gar­am notí­cias sobre sujeira nas ruas, com recip­i­entes que acu­mu­lam água da chu­va e pos­si­bili­tam a pro­lif­er­ação do mos­qui­to trans­mis­sor da dengue. Os lixões for­ma­dos a céu aber­to têm como causa prin­ci­pal a cole­ta irreg­u­lar da prefeitu­ra, que neg­li­gen­cia algo essen­cial: a saúde da pop­u­lação de São Luís.

Out­ro fator que pode ser colo­ca­do na con­ta do grande número de casos de dengue em São Luís é a não cir­cu­lação do car­ro fumacê, prin­ci­pal­mente nos bair­ros da per­ife­ria da cap­i­tal. O equipa­men­to tem a função de elim­i­nar os mos­qui­tos já na fase em que eles trans­mitem a dengue às pes­soas.

Dos 573 casos de dengue con­fir­ma­dos no Maran­hão, 163 estão em São Luís. Além dis­so, dos 1.643 casos sus­peitos, São Luís acu­mu­la 256 até a últi­ma sem­ana.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x