Alcoa lança Anuário de Performance Ambiental, Social e Governança (ASG) 2022

Alcoa lança Anuário de Performance Ambiental, Social e Governança (ASG) 2022

Temas como tran­sição energéti­ca, ino­vação e diver­si­dade fazem parte do relatório, que desta­ca ain­da os prin­ci­pais números da atu­ação da empre­sa em suas três unidades

Out­ubro de 2023 – A Alcoa, líder na pro­dução de alumínio no Brasil, aca­ba de lançar o seu Anuário de Per­for­mance Ambi­en­tal, Social e Gov­er­nança (ASG) 2022, que apre­sen­ta um panora­ma com­ple­to das estraté­gias de negó­cios e ações socioam­bi­en­tais real­izadas no ano pas­sa­do. O obje­ti­vo é divul­gar para difer­entes stake­hold­ers, com éti­ca e transparên­cia, as prin­ci­pais ini­cia­ti­vas e inves­ti­men­tos colo­ca­dos em práti­ca no país. Temas como tran­sição energéti­ca, descar­boniza­ção, ino­vação e diver­si­dade fazem parte do relatório, que desta­ca ain­da os prin­ci­pais números da atu­ação da empre­sa nas suas três plan­tas opera­cionais: Poços de Cal­das (MG), Alumar (MA) e Juru­ti (PA).

Entre os destaques de 2022, a Alcoa investiu R$ 1,3 bil­hão na ampli­ação do port­fólio de pro­je­tos sus­ten­táveis e na ambição de alcançar Net Zero (zero emis­sões líquidas de gas­es de efeito est­u­fa) até 2050, dire­ciona­men­to que impul­sio­nou o religa­men­to da Redução na Alumar com con­tratos de ener­gia com las­tro 100% ren­ováv­el e a insta­lação do Fil­tro Pren­sa na unidade de Poços, que trans­for­ma resí­du­os úmi­dos em sec­os, tor­nan­do o seu armazena­men­to mais seguro. Já em Juru­ti a gov­er­nança de reabil­i­tação foi refor­mu­la­da, focan­do na mel­ho­ria da qual­i­dade e da quan­ti­dade de áreas min­er­adas recu­per­adas.

“Mostramos como colo­camos em práti­ca um mod­e­lo de min­er­ação respon­sáv­el, com sus­tentabil­i­dade, que equi­li­bra a pro­dução com a preser­vação do meio ambi­ente e o respeito às pes­soas”, afir­ma Otavio Car­val­heira, pres­i­dente da Alcoa no Brasil. “Tra­bal­hamos todos os dias para aplicar soluções ino­vado­ras, reduzir riscos e, ao mes­mo tem­po, aten­der às neces­si­dades das comu­nidades geran­do val­or com­par­til­ha­do. Somos com­pro­meti­dos glob­al­mente com o respeito aos dire­itos humanos em todas as nos­sas oper­ações, seguin­do dire­trizes claras para os nos­sos colab­o­radores, par­ceiros, comu­nidades viz­in­has e fornece­dores”.

O relatório traz ain­da os com­pro­mis­sos de lon­go pra­zo da empre­sa para 2023, toman­do como base o ano de 2015, como redução de uso de água, gestão sus­ten­táv­el de resí­du­os e reabil­i­tação de áreas min­er­adas.

Con­strução de ambi­entes inclu­sivos

Out­ro pon­to dire­ta­mente lig­a­do à estraté­gia de negó­cios da Alcoa e que gan­hou destaque no doc­u­men­to são os inves­ti­men­tos em pes­soas, sejam colab­o­radores ou moradores das comu­nidades onde a empre­sa atua. Além de gru­pos de inclusão e pro­gra­mas de acel­er­ação de car­reira para profis­sion­ais que fazem parte de gru­pos sub-rep­re­sen­ta­dos (mul­heres, pre­tos e par­dos, pes­soas com defi­ciên­cia e profis­sion­ais LGBTQIAP+), a com­pan­hia investiu R$ 25 mil­hões em pro­je­tos socioam­bi­en­tais, con­sideran­do as três plan­tas e os aportes do Insti­tu­to Alcoa e da Alcoa Foun­da­tion.
Con­fi­ra out­ros números impac­tantes da atu­ação da Alcoa no Brasil:

▪ 29.59% de suca­ta de alumínio reci­cla­da (per­centu­al em relação ao total de pro­dução de taru­gos) em Poços de Cal­das
▪ Mais de 300 hectares de áreas min­er­adas recu­per­adas (Poços e Juru­ti)
▪ 85% dos profis­sion­ais con­trata­dos per­tencem a gru­pos sub-rep­re­sen­ta­dos, sendo que 34% das mul­heres ocu­pam posições de lid­er­ança

Para aces­sar o relatório com­ple­to, clique aqui.

Sobre a Alcoa Brasil

Líder mundi­al na pro­dução de bauxi­ta, alu­mi­na e alumínio, a Alcoa foi con­struí­da sobre uma base de val­ores sóli­dos ded­i­ca­dos ao desen­volvi­men­to com­par­til­ha­do e sus­ten­táv­el. A empre­sa ado­ta as mel­hores práti­cas de ino­vação para tra­bal­har com efi­ciên­cia, segu­rança e sus­tentabil­i­dade, for­t­ale­cen­do as comu­nidades das regiões onde atua. No Brasil são três unidades pro­du­ti­vas: Poços de Cal­das (MG), São Luís (MA) e Juru­ti (PA); três escritórios: São Paulo (SP), Poços de Cal­das (MG) e Belém (PA); e par­tic­i­pação acionária em qua­tro usi­nas hidrelétri­c­as: Machad­in­ho, Bar­ra Grande, Ser­ra do Facão e Estre­ito. Com 17 mil colab­o­radores, dire­tos e indi­re­tos, a Alcoa segue impul­sion­a­da por val­ores como “agir com inte­gri­dade”, “tra­bal­har com excelên­cia”, “cuidar das pes­soas” e “lid­er­ar com cor­agem” para unir excelên­cia opera­cional, desem­pen­ho econômi­co, impacto social e pro­teção ambi­en­tal na con­strução de um futuro mel­hor.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x