A DOR É O AGUILHÃO QUE IMPULSIONA A EVOLUÇÃO??

A DOR É O AGUILHÃO QUE IMPULSIONA A EVOLUÇÃO??

 

Hoje, após algum tem­po ausente desse con­ta­to sem­anal, retornare­mos falan­do um pouco da “dor” e/ou “sofri­men­to”, gra­mat­i­cal­mente, sub­stan­tivos fem­i­ni­no e mas­culi­no, respec­ti­va­mente, e que emb­o­ra as pes­soas vis­lum­brem simil­i­tudes, sintati­ca­mente, pos­suem sig­nifi­ca­dos total­mente dis­tin­tos porém, na práti­ca, aper­tam o peito, dilac­e­r­am a alma e, em algu­mas situ­ações, ter­mi­nam de for­ma trág­i­ca.
E para uma mel­hor com­preen­são do que ire­mos abor­dar é necessário que façamos a difer­en­ci­ação entre os dois. De um lado, emb­o­ra aquela(dor) este­ja pre­sente na vivên­cia inten­cional deste(sofrimento), a sen­sação provo­ca­da por ela(dor) pode per­manecer inde­pen­dente do ato nela fun­da­men­ta­do, já o outro(sofrimento) se ref­ere à pes­soa como ato inten­cional.
Ago­ra, deixan­do a téc­ni­ca de lado e usan­do uma lin­guagem mais clara e pop­u­lar, esta­mos queren­do diz­er que a dor pode vir de fora ou de den­tro, mas aparece, machu­ca e vai emb­o­ra. O sofri­men­to não. A gente con­segue criá-lo e segu­rar por quan­to tem­po der von­tade. Sofr­er é sin­te­ti­zar a dor — e nos­sa mente é pós-douto­ra neste assun­to.
Feito tais esclarec­i­men­tos, deve­mos aclarar out­ra situ­ação nesse tão com­pli­ca­do proces­so de com­preen­são. Pre­cisamos não ape­nas tomar con­hec­i­men­to, con­tu­do enten­der que todo sofri­men­to que sabore­amos é con­se­quên­cia dos nos­sos próprios atos. Sim, é isso mes­mo.
Duro ter que enfrentar que as amar­guras são fru­to do falsea­men­to da real­i­dade, porque dom­i­nadas pelo mate­ri­al­is­mo, orgul­ho e egoís­mo, acred­i­ta­mos que o mun­do deve girar em torno de nós mes­mos.
E por que isso acon­tece? Porque o pen­sa­men­to se bal­iza em uma existên­cia una, nos fazen­do viv­er cada dia como se fos­se o últi­mo, aca­ban­do por dese­jar uma existên­cia pau­ta­da no angari­ar e con­sumir de maneira frenéti­ca. Se somos seres eter­nos não é lógi­co plane­jar a existên­cia sim­ples­mente den­tro da observân­cia car­nal.
E quan­do se descon­sid­era isso ou se con­sid­era exces­si­va­mente, nos tor­namos egói­cos, daí acabamos por dese­jar mais do que é necessário, que tudo gire em torno do nos­so próprio eixo, daque­les que amamos, e quan­do as coisas fogem ao pro­gra­ma­do, insurge-se uma criatu­ra humana desconec­ta com a tran­scendên­cia div­ina.
No entan­to, essa for­ma de agir terá con­se­quên­cia, como tudo, e quan­to mais egocên­tri­co menos cari­doso, já que esta­mos diante de car­ac­terís­ti­cas total­mente antagôni­cas. Quan­do vive­mos a cari­dade, na acepção da palavra, pas­samos a viven­ciar mais a vida crís­ti­ca.
Deve­mos nos con­sci­en­ti­zar que a nos­sa mis­são é nos mel­ho­rar­mos, plan­tar uma semente em cada coração, que par­til­he das ideias que o alto lhe inspi­ra, colo­can­do-nos à dis­posição da obra de cari­dade. Ninguém é órfão de opor­tu­nidade, cada um real­iza a cari­dade segun­do o seu próprio nív­el evo­lu­ti­vo.
Uns escol­hem fazê-la desin­ter­es­sada­mente, out­ros esperan­do os louros da ter­ra, já exis­tem aque­les que tiram de si, que é a ver­dadeira cari­dade. Ago­ra, opor­tuno reforçar a inda­gação ini­cial: a dor de fato é o aguil­hão que impul­siona a evolução?
Neste con­tex­to, urge a neces­si­dade de abor­damos a dor con­tex­tu­al­izan­do ao mate­ri­al­is­mo, deven­do remem­o­rar aos nos­sos primeiros con­tatos. Ante­ri­or­mente, falam­os que o ser é um egoís­ta por excelên­cia, e esse com­por­ta­men­to que gera dor, reflexo dire­to e necessário para que pos­samos retornar ao cam­in­har retilí­neo na estra­da da evolução, ten­do em vista que somos seres em gradação.
É nesse momen­to que a criatu­ra deixa de nutrir-se do amor que advém do pai, rene­gan­do, vee­mente­mente, que é cri­a­do pelo amor divi­no e é aten­di­do con­soante ao seu merec­i­men­to, receben­do, ape­nas, o necessário para que pos­sa se desen­volver.
Essa é a temáti­ca de alguns que trans­for­mam em ouro tudo que toca e out­ros em lama. Uns con­seguem com mais facil­i­dade os bens mate­ri­ais e out­ros não con­seguem ou com menos facil­i­dade ou mais esforços. É a políti­ca do mere­cer.
Quan­do se deixa de crer nes­sa inde­strutív­el conexão com o divi­no, e rene­ga-se a pater­nidade cria­cionista, o ser se enclausura ain­da mais em si, mol­da essas emoções que se pas­sam ser con­sciente ou incon­sciente como uma ver­dade que ao se desconec­tar lhe faz remem­o­rar ape­nas as inver­dades de um sofri­men­to exces­si­vo e a per­gun­ta é porque?
Inda­ga-se a razão da divin­dade per­mi­tir o sofri­men­to se tan­to nos ama? Basi­ca­mente a respos­ta é que Deus não pode­ria vio­lar o livre arbítrio, já que o amor e mis­er­icór­dia não lhe per­mite invadir a liber­dade de con­sciên­cia daque­les que optaram em cam­in­har dessa for­ma, digo, egoís­ta.
Entre­tan­to, as con­se­quên­cias dess­es atos desar­ra­zoa­d­os ger­am sofri­men­to capaz de impul­sioná-lo a essa conec­tivi­dade através não só a fé igualáv­el a con­ceitu­ação de crença, mas a fé ver­dadeira da con­fi­a­bil­i­dade, aque­la que não se requer que seja a crença racional, fazen­do com que a criatu­ra retorne de maneira módi­ca a essa estru­tu­ra de plane­ja­men­to.
Primeiro através do recon­hec­i­men­to, pos­te­ri­or­mente vis­lum­bran­do que­brar esse exclu­sivis­mo e pas­sa pre­ocu­par-se de for­ma na cari­dade ver­dadeira, colo­can­do-se no lugar daque­les que tam­bém sofrem, então apiedar-se dos out­ros é o segun­do momen­to que o reconec­ta a divin­dade.
O amar de for­ma lato sen­so, ampli­a­da e ver­dadeira, e não o amor capaz de doar, mas o amor capaz de amar e esse momen­to onde a criatu­ra se apercebe do caráter divi­no, aman­do des­ta for­ma, con­segue anu­lar a fre­quên­cia do qual se isolou dessa conec­tivi­dade uni­ver­sal.
Então o amor é capaz de demover todas essas esca­mas de orgul­ho e egoís­mo ger­adas por essas ideias que o ser cria e den­tro do cam­in­har, apie­da-se dessa con­sci­en­ti­za­ção que sofre e deve meta­mor­fomizar o seu pen­sa­men­to e agir den­tro da pro­pos­ta da lei de amor e cari­dade.
Resu­min­do em uma úni­ca palavra a respos­ta para a nos­sa per­gun­ta, eixo cen­tral do pre­sente tex­to, é o amor a úni­ca for­ma capaz de reme­di­ar a dor e o sofri­men­to que adoece o plan­e­ta. Aqui final­i­zo com um até breve. Sem­ana que vem nos encon­tramos!!

 

 

Ita­mar­garethe Cor­rêa Lima- jor­nal­ista- radi­al­ista-advo­ga­da, pós-grad­u­a­da em Dire­ito Trib­utário, Penal e Proces­so Penal, pós grad­uan­da em Dire­ito Civ­il, Proces­so Civ­il e Docên­cia do Ensi­no Supe­ri­or.

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