Vídeo:  Deputado Leandro Bello defende pagamento das emendas impositivas

Vídeo: Deputado Leandro Bello defende pagamento das emendas impositivas

Durante dis­cur­so na Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, o dep­uta­do Lean­dro Bel­lo desta­cou a importân­cia do paga­men­to das emen­das impos­i­ti­vas, apon­tan­do a fal­ta de repass­es por parte do gov­er­no estad­ual em 2024. Em aparte ao dep­uta­do Car­los Lula que esta­va falan­do sobre a importân­cia da emen­das impos­i­ti­vas , Bel­lo reforçou que as emen­das devem ser dev­i­da­mente alo­cadas no orça­men­to de 2025, con­sideran­do que são fer­ra­men­tas fun­da­men­tais para aten­der às deman­das da pop­u­lação, sobre­tu­do em Tim­on, sua prin­ci­pal base eleitoral.

O debate gan­hou força após o desem­bar­gador Gervá­sio Pro­tá­sio Júnior, do Tri­bunal de Justiça do Maran­hão (TJMA), deter­mi­nar que o gov­er­no estad­ual aumente o val­or des­ti­na­do às emen­das par­la­mentares para 2025. A decisão foi toma­da com base em ação movi­da pelo dep­uta­do estad­ual Rodri­go Lago (PCdoB), que ques­tio­nou o per­centu­al de 0,86% da Recei­ta Cor­rente Líqui­da (RCL) pro­pos­to pelo Exec­u­ti­vo, solic­i­tan­do a ele­vação para 2%, con­forme pre­vis­to na Con­sti­tu­ição.

Com o rea­juste, os recur­sos para emen­das saltari­am de R$ 197 mil­hões para R$ 459 mil­hões, amplian­do a capaci­dade de os dep­uta­dos finan­cia­rem pro­je­tos em bene­fí­cio de suas bases eleitorais. O mag­istra­do desta­cou que a decisão segue sól­i­da jurisprudên­cia do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), que exige que esta­dos cumpram o princí­pio da sime­tria em relação à União, garan­ti­n­do os mes­mos dire­itos orça­men­tários aos par­la­mentares estad­u­ais.

Lean­dro Bel­lo cele­brou a decisão do TJMA e ressaltou que a apli­cação cor­re­ta dos recur­sos das emen­das impos­i­ti­vas é essen­cial para aten­der às neces­si­dades da pop­u­lação. Segun­do o par­la­men­tar, as emen­das não são ape­nas uma pre­rrog­a­ti­va dos dep­uta­dos, mas uma for­ma de descen­tralizar inves­ti­men­tos, levan­do mel­ho­rias a áreas que mais neces­si­tam de atenção, como saúde, edu­cação e infraestru­tu­ra, veja o vídeo :

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x