TRE-MA confirma cassação de Fernando Braide e Wellington do Curso

TRE-MA confirma cassação de Fernando Braide e Wellington do Curso

 

O Tri­bunal Region­al Eleitoral (TRE) do Maran­hão encer­rou hoje o jul­ga­men­to da Ação da Inves­ti­gação Judi­cial Eleitoral (Aije) por fraude à con­ta de gênero con­tra o PSC, con­fir­man­do, por 5 a 2, a cas­sação de todos os votos da cha­pa do par­tido nas eleições de 2022. Como resul­ta­do, os dep­uta­dos estad­u­ais Fer­nan­do Braide e Welling­ton do Cur­so, emb­o­ra atual­mente em par­tidos difer­entes — PSD e Novo, respec­ti­va­mente — foram afe­ta­dos pela decisão por terem sido eleitos pelo par­tido acu­sa­do na ação.

A fraude foi fun­da­men­ta­da em relação a duas can­di­datas con­sid­er­adas laran­jas: Clau­dia Guil­her­mi­na e Vitória Gabriela, segun­do a decisão do tri­bunal. Essa con­fir­mação ressalta a importân­cia da inte­gri­dade e legit­im­i­dade do proces­so eleitoral, garan­ti­n­do que ape­nas can­di­dat­uras reais sejam con­tem­pladas no resul­ta­do final.

A maio­r­ia pela cas­sação da cha­pa do PSC já havia sido for­ma­da na sem­ana pas­sa­da, com um pedi­do de vista adian­do a apre­ci­ação do caso quan­do a votação esta­va em 4 a 1. Nes­ta terça-feira, o juiz eleitoral Tar­cí­sio Araújo apre­sen­tou voto vista pela impro­cedên­cia da ação, seguin­do o voto do rela­tor, desem­bar­gador José Gonça­lo Fil­ho, enquan­to o juiz eleitoral Rodri­go Maia votou pela cas­sação, demon­stran­do a com­plex­i­dade e a divergên­cia de opiniões no proces­so judi­cial.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x