STF suspende investigação da PGJ sobre denúncia de negociação para vaga no TCE

STF suspende investigação da PGJ sobre denúncia de negociação para vaga no TCE

 

Uma decisão do min­istro Flávio Dino, do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), sus­pendeu o pro­ced­i­men­to instau­ra­do pela Procu­rado­ria-Ger­al de Justiça (PGJ) do Maran­hão para inves­ti­gar denún­cia da advo­ga­da mineira Ana Clara Alcân­tara. A jurista afir­mou que hou­ve nego­ci­ação para a escol­ha de um con­sel­heiro do Tri­bunal de Con­tas do Esta­do (TCE). A sus­pen­são gera ques­tion­a­men­tos sobre a real moti­vação da PGJ em atu­ar no caso, já que a Polí­cia Fed­er­al já apu­ra o tema.

No mês de agos­to, o gov­er­nador Car­los Brandão (sem par­tido) solic­i­tou que o Min­istério Públi­co Estad­ual inves­ti­gasse supostas irreg­u­lar­i­dades rela­cionadas tan­to a aposen­ta­do­rias quan­to à indi­cação de vagas no TCE. Em respos­ta, a PGJ abriu um pro­ced­i­men­to que chegou a mar­car o depoi­men­to da advo­ga­da Ana Clara, pre­vis­to para ocor­rer por video­con­fer­ên­cia. No entan­to, o encon­tro nun­ca se con­cretizou.

Poucos dias depois, min­istro Dino decid­iu sus­pender a apu­ração local. O Min­istério Públi­co ale­gou em petição que o pro­ced­i­men­to instau­ra­do seria ape­nas admin­is­tra­ti­vo, em para­le­lo à inves­ti­gação de caráter crim­i­nal já con­duzi­da pela Polí­cia Fed­er­al.

A grande dúvi­da é: por que a PGJ decid­iu agir somente ago­ra, quan­do a denún­cia já esta­va sendo inves­ti­ga­da em out­ra esfera? O tim­ing da Procu­rado­ria des­per­ta sus­peitas e colo­ca em xeque a autono­mia do órgão diante de um caso que envolve dire­ta­mente a Assem­bleia Leg­isla­ti­va, o Exec­u­ti­vo estad­ual e o proces­so de escol­ha de con­sel­heiros do TCE.

Leia Também:  Novo Ministro do Esporte, André Fufuca, Será o Mais Jovem do Governo Lula
0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x