Radialista e Jornalista João Filho recebe o título de Cidadão de São Luís

Radialista e Jornalista João Filho recebe o título de Cidadão de São Luís

 

Em uma sessão solene mar­ca­da por emoção e recon­hec­i­men­to, o jor­nal­ista e radi­al­ista bequimãoense, João Fil­ho, foi agra­ci­a­do com o títu­lo de cidadão ludovi­cense nes­ta quin­ta-feira (13), no Plenário Simão Está­cio da Sil­veira, na Câmara Munic­i­pal de São Luís. Além de João Fil­ho, o Frei Rober­to Hon­o­ra­to tam­bém rece­beu a hon­raria.

As hom­e­na­gens foram de auto­ria da vereado­ra de São Luís, Fáti­ma Araújo (PCdoB) e aprovadas por una­n­im­i­dade pela Câmara Munic­i­pal da Cap­i­tal Maran­hense através dos Decre­tos Leg­isla­tivos Nº 0109/2023, Nº 121/2023 e Nº 073/2023.

“Como vereado­ra, enten­do que o Títu­lo de Cidadão Ludovi­cense é o recon­hec­i­men­to daque­les que deixaram sua cidade natal e, com residên­cia no municí­pio de São Luís, de for­ma com­pro­meti­da, con­tribuem para o cresci­men­to des­ta cidade e do nos­so esta­do. Pes­soas difer­en­ci­adas que empregam força, deter­mi­nação, cor­agem e con­hec­i­men­tos sig­ni­fica­tivos para a real­iza­ção de ações que sus­ci­tam a esper­ança de uma sociedade mais jus­ta e uma pop­u­lação mais assis­ti­da”, afir­mou Fáti­ma Araújo ao defend­er a hom­e­nagem.

UMA TRAJETÓRIA DE SUPERAÇÃO

João Fil­ho nasceu na comu­nidade Flo­res­ta, zona rur­al do municí­pio de Bequimão, na Baix­a­da Maran­hense, em jun­ho de 1975. Fil­ho do agricul­tor e pescador Bened­i­to Pereira (Bitão) e da agricul­to­ra e servi­do­ra públi­ca aposen­ta­da Joana Pereira, o ago­ra Cidadão Ludovi­cense enfren­tou diver­sas difi­cul­dades típi­cas da vida no inte­ri­or do Maran­hão.

“Eu per­cor­ria quilômet­ros de estra­da de bar­ro a pé e atrav­es­sa­va rios cheios no perío­do de inver­no para chegar à esco­la mais próx­i­ma, Ataná­sio Mar­tins, local­iza­da no povoa­do Bar­roso, que fica a três quilômet­ros da comu­nidade onde mora­va. A min­ha vida nun­ca foi tare­fa fácil, sem­pre foi de luta, de batal­has, incen­ti­va­do por poucos e desmo­ti­va­do por muitos”, relem­brou João Fil­ho ao citar três ami­gos que muito lhe aju­daram: Juca Mar­tins, Padre Paulo e João Ribeiro (Jan­i­co).

Após con­cluir o segun­do grau em 1995, João Fil­ho deixou sua família em Bequimão e par­tiu para São Paulo em bus­ca de tra­bal­ho. Após três meses, retornou ao Maran­hão e pas­sou a morar com par­entes no bair­ro Liber­dade, em São Luís. Em sua chega­da, começou a tra­bal­har na obra do ele­va­do do Cal­hau e, pos­te­ri­or­mente, seguiu para tra­bal­har em Belém-PA e Macapá-AP, con­vi­da­do pelo mestre de obra Zé Macapá.

Em 1998, de vol­ta a São Luís, João Fil­ho tra­bal­hou como zelador do hos­pi­tal Cen­tro Médi­co. Ape­sar de faz­er cur­sos na área de saúde, seu grande son­ho sem­pre foi ser jor­nal­ista. “Cheguei a me inter­es­sar pela enfer­magem e radi­olo­gia. Inclu­sive, fiz o cur­so de téc­ni­co em enfer­magem, mas o sangue que pul­sa­va em min­has veias era radi­al­is­mo e jor­nal­is­mo”, con­tou João Fil­ho.

Cin­co anos depois, João Fil­ho foi demi­ti­do do hos­pi­tal, mas encon­trou uma nova opor­tu­nidade. Em 2003, começou a tra­bal­har na rádio Cul­tura FM do Maiobão aos domin­gos, onde con­heceu Stênio Kawasa­ki, que lhe deu sua primeira chance de falar em uma rádio FM.

ASCENSÃO NO MUNDO DA COMUNICAÇÃO

Em 2005, João Fil­ho mudou-se para o Rio de Janeiro, onde tra­bal­hou nas rádios Car­i­o­ca AM 710, Livre 1440 AM, Flu­mi­nense AM 540 e Opção News FM 106,3. Antes dis­so, pas­sou pelas rádios comu­nitárias Ilha do Amor FM e Bequimão FM. No Rio de Janeiro, ini­ciou o cur­so de jor­nal­is­mo na Uni­car­i­o­ca.

De vol­ta ao Maran­hão em 2012, a con­vite do empresário e radi­al­ista Léo Felipe, João Fil­ho pas­sou a tra­bal­har na Mais FM. Em 2015, con­cluiu sua for­mação supe­ri­or em jor­nal­is­mo na Fac­ul­dade Está­cio, em São Luís.

Em São Luís, João Fil­ho tra­bal­hou nas rádios Mais FM 99,9 MHz, Cidade FM 99,1 MHz, Nova FM 93,1 MHz, Maracú FM 93,9 MHz de Viana-MA, Edu­cado­ra AM 560 kHz, Difu­so­ra AM 680 kHz, Tim­bi­ra AM 1290 kHz e Cap­i­tal AM 1180 kHz. Atual­mente, é edi­tor do Por­tal G7 (www.g7ma.com) e man­tém o blog (www.joaofilho.com) des­de 2013.

SOLENIDADE

A cer­imô­nia foi pres­en­ci­a­da por autori­dades, ami­gos, par­entes dos hom­e­nagea­d­os e foi trans­mi­ti­da ao vivo no YouTube da Câmara de Vereadores.

Além de Fáti­ma Araújo, auto­ra dos decre­tos, par­tic­i­param os vereadores Tirir­i­ca do Maran­hão, Chico Car­val­ho, Sá Mar­ques e Jearlyson Mor­eira, além de jor­nal­is­tas, blogueiros e radi­al­is­tas.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x