Prefeitura de São Luís  virou fábrica de multa? População questiona excessos da Operação Rolezinho

Prefeitura de São Luís virou fábrica de multa? População questiona excessos da Operação Rolezinho

 

A Oper­ação Rolez­in­ho, que na man­hã des­ta terça-feira (22) apreen­deu 50 moto­ci­cle­tas no bair­ro da Cohama, em São Luís, rea­cen­deu um debate polêmi­co nas ruas e nas redes soci­ais: estaria a Prefeitu­ra uti­lizan­do a fis­cal­iza­ção como pre­tex­to para arrecadação por meio de mul­tas? A ação, que visa coibir poluição sono­ra e irreg­u­lar­i­dades veic­u­lares, tem lev­an­ta­do críti­cas por parte de moradores, que acusam os agentes de exagero e abor­da­gens tru­cu­len­tas.

Com apoio do Min­istério Públi­co, SMTT, BPRV, Polí­cia Civ­il e Icrim, a oper­ação já pas­sou por diver­sos bair­ros da cap­i­tal, soman­do 186 veícu­los apreen­di­dos somente em 2025. Emb­o­ra as autori­dades afirmem que o obje­ti­vo seja garan­tir a ordem públi­ca, a pop­u­lação começa a ques­tionar a real efe­tivi­dade das medi­das, ale­gan­do fal­ta de diál­o­go, fal­ta de transparên­cia nos critérios das apreen­sões e um supos­to foco exces­si­vo em moto­ci­clis­tas de per­ife­ria.

O pro­mo­tor Cláu­dio Guimarães defende a oper­ação como necessária para o con­t­role do caos urbano. No entan­to, para muitos tra­bal­hadores que depen­dem da moto para o sus­ten­to, a ação soa mais como repressão do que como solução. A per­gun­ta que não quer calar: onde ter­mi­na a fis­cal­iza­ção legí­ti­ma e começa a indús­tria da mul­ta?

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x