Assembleia e MPMA reúnem imprensa para debater cuidados na veiculação de notícias sobre suicídio

Assembleia e MPMA reúnem imprensa para debater cuidados na veiculação de notícias sobre suicídio

A Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, em parce­ria com o Min­istério Públi­co Estad­ual, pro­moveu “Café da man­hã com profis­sion­ais da mídia”, nes­ta quar­ta-feira (27), com o tema “O impacto da mídia na pre­venção ao suicí­dio”, desta­can­do ori­en­tações sobre a importân­cia do cuida­do na veic­u­lação de notí­cias sobre o assun­to. O encon­tro, que acon­te­ceu no Auditório Nei­va Mor­eira, con­tou com a pre­sença da chefe do Par­la­men­to Estad­ual, dep­uta­da Irace­ma Vale (PSB), que afir­mou que o papel do Leg­isla­ti­vo vai além de pro­por leis, mas tam­bém de pro­mover debates fun­da­men­tais para a sociedade.

“Esse momen­to é muito impor­tante, de parce­ria e de aju­da mútua entre o Min­istério Públi­co, a Assem­bleia Leg­isla­ti­va e a mídia, que leva todo dia notí­cias para as pes­soas, no sen­ti­do de que a gente faça a divul­gação de notí­cias tristes, mas de uma for­ma que não opte pelo sen­sa­cional­is­mo e exposição das pes­soas. Esse momen­to é para que a gente faça essa reflexão, esse debate e peça a con­tribuição da impren­sa, no sen­ti­do de pas­sar a notí­cia da for­ma ade­qua­da e que não prej­udique out­ras pes­soas”, assi­nalou a pres­i­dente da Ale­ma.
A pro­mo­to­ra de Justiça Cris­tiane Lago, coor­de­nado­ra do Cen­tro de Apoio Opera­cional de Dire­ito Humanos e Cidada­nia e do pro­je­to ‘Rede do Bem’, desen­volvi­do via Min­istério Públi­co em parce­ria com o Fórum Estad­ual de Pre­venção da Auto­mu­ti­lação e do Suicí­dio (FEPAS/MA), desta­cou que o tra­bal­ho dos profis­sion­ais da mídia é fun­da­men­tal na pre­venção dos casos de auto­mu­ti­lação e suicí­dio e, por isso, a divul­gação equiv­o­ca­da e fora das nor­mas ori­en­tadas pela Orga­ni­za­ção Mundi­al da Saúde (OMS) pode provo­car um efeito mul­ti­pli­cador dess­es episó­dios.

“Isso quem apon­ta são os estu­dos cien­tí­fi­cos. No momen­to que se divul­ga a imagem de uma víti­ma, os meios uti­liza­dos para come­ter o suicí­dio, out­ros que estão adoe­ci­dos, que já têm a ideia de come­ter o suicí­dio, vão imi­tar. E, assim, os números aumen­tam”, aler­tou.
Respon­s­abil­i­dade

O even­to, que con­tou ain­da com as pre­senças dos dep­uta­dos Rober­to Cos­ta (MDB), Antônio Pereira (PSB), Ricar­do Rios (PCdoB) e Júnior Cas­caria (Podemos), reuniu profis­sion­ais de diver­sos veícu­los de comu­ni­cação, além de profis­sion­ais da área da saúde e mem­bros de insti­tu­ições voltadas à temáti­ca da saúde men­tal.

A dire­to­ra de Comu­ni­cação da Ale­ma, jor­nal­ista Jacque­line Heluy, disse que a dis­cussão dessa temáti­ca mostra a importân­cia dos comu­ni­cadores no enga­ja­men­to dessa luta com respon­s­abil­i­dade. “É o nos­so papel. Cor­rer atrás de likes, mais aces­sos para um tema tão sen­sív­el, que mexe com toda a pop­u­lação, com famil­iares, carece de mui­ta respon­s­abil­i­dade e, por isso, esta­mos aqui”, frisou.

O psiquia­tra Ruy Pal­hano pon­tu­ou que o suicí­dio é recon­heci­da­mente um dos maiores prob­le­mas de saúde públi­ca por que pas­sa o mun­do mod­er­no. “Ape­sar de tudo, os números sobre as práti­cas de suicí­dio no mun­do todo são var­iáveis. Lamen­tavel­mente, o Brasil se encon­tra entre os país­es em que essas taxas vêm aumen­tan­do. E, por isso, encon­tros como esse são muito impor­tantes”, disse. O even­to fez parte da pro­gra­mação alu­si­va à cam­pan­ha Setem­bro Amare­lo.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x