PF investiga transferência fraudulenta de domicílio eleitoral no Maranhão

PF investiga transferência fraudulenta de domicílio eleitoral no Maranhão

Uma pes­soa foi pre­sa durante a oper­ação Fal­sum Sit Home em São Luís

Na man­hã des­ta quar­ta-feira (17/4), a Polí­cia Fed­er­al defla­grou a Oper­ação Fal­sum Sit Home, com o obje­ti­vo de com­bat­er crimes típi­cos do perío­do pré-eleitoral.

Foram cumpri­das duas medi­das judi­ci­ais expe­di­das pela 47ª Zona Eleitoral de São José de Ribamar/MA, sendo um man­da­do de prisão e um man­da­do de bus­ca e apreen­são.

Tra­ta-se de inves­ti­gação que apu­ra um esque­ma de trans­fer­ên­cia fraud­u­len­ta de domicílio eleitoral por meio da apre­sen­tação de doc­u­men­tos fal­sos. Apurou-se que o alvo dos man­da­dos é o prin­ci­pal respon­sáv­el por recru­tar eleitores e acom­pan­há-los ao cartório eleitoral para realizar a solic­i­tação de mudança de domicílio eleitoral, medi­ante apre­sen­tação dos doc­u­men­tos fal­sos, sus­pei­tan­do-se que ele seja, tam­bém, o respon­sáv­el pela fal­si­fi­cação dos doc­u­men­tos.

Até o momen­to, foram iden­ti­fi­ca­dos 16 eleitores que trans­feri­ram fraud­u­len­ta­mente seu domicílio eleitoral para São José de Ribamar/MA, com auxílio do inves­ti­ga­do. Iden­ti­fi­cou-se ain­da que o indi­ví­duo pre­so foi can­dida­to a vereador em eleição ante­ri­or, demon­stran­do pos­sív­el inter­esse na manip­u­lação do resul­ta­do do pleito vin­douro.

As ações de hoje, con­cen­tradas no municí­pio de Paço do Lumiar/MA, visam asse­gu­rar a reg­u­lar­i­dade do cadas­tro eleitoral e do pleito que se aprox­i­ma, bem como evi­tar pre­juí­zos à sobera­nia pop­u­lar.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x