PF deflagra Operação Vovorica para combater fraudes contra o INSS em São Luís

PF deflagra Operação Vovorica para combater fraudes contra o INSS em São Luís

Inves­ti­gação rev­ela esque­ma de reati­vação fraud­u­len­ta de bene­fí­cios prev­i­den­ciários, cau­san­do pre­juí­zo mil­ionário aos cofres públi­cos
A Polí­cia Fed­er­al defla­grou na man­hã des­ta segun­da-feira (17/3), a oper­ação VOVORICA, com a final­i­dade de com­bat­er fraudes estru­tu­radas em detri­men­to do Insti­tu­to Nacional do Seguro Social — INSS.

A fraude con­sis­tia na uti­liza­ção de doc­u­men­tação fraud­u­len­ta para a reati­vação, alter­ação de local e for­ma de paga­men­to, além da solic­i­tação de des­blo­queio e pos­te­ri­or obtenção de emprés­ti­mos consigna­dos, tan­to em bene­fí­cios prev­i­den­ciários quan­to assis­ten­ci­ais.

Esti­ma-se, de acor­do com os cál­cu­los efe­t­u­a­dos pela Coor­de­nação-Ger­al de Inteligên­cia da Pre­v­idên­cia Social (CGINP), que o pre­juí­zo cau­sa­do com os paga­men­tos inde­v­i­dos em 27 (vinte e sete) bene­fí­cios, ini­cial­mente iden­ti­fi­ca­dos, gira em torno de R$ 1,48 mil­hão. A econo­mia pro­je­ta­da com a futu­ra sus­pen­são dos bene­fí­cios, con­sideran­do-se a expec­ta­ti­va de sobre­v­i­da infor­ma­da pelo Insti­tu­to Brasileiro de Geografia Estatís­ti­ca (IBGE), atinge a cifra de R$ 820 mil. Entre­tan­to, ess­es val­ores podem ser ain­da maiores após a análise dos mate­ri­ais apreen­di­dos.

Foi cumpri­do 01 (um) man­da­do de bus­ca e apreen­são na cidade de São Luis/MA e autor­iza­da a que­bra do sig­i­lo de dados tele­fôni­cos, telemáti­cos, postais, bancários e fis­cais.

O envolvi­do poderá respon­der pela práti­ca dos crimes de este­lion­a­to prev­i­den­ciário, fal­si­fi­cação de doc­u­men­to públi­co e uso de doc­u­men­to fal­so.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x