O ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) foi escolhido por Lula para ocupar o cargo de diretor da recém-criada diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) voltada a Estratégias e Finanças. A decisão é vista como um gesto para agradar ao Centrão, fortalecendo a governabilidade.
A nomeação de Cutrim, próximo ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seu correligionário, é parte de uma estratégia articulada pelo Planalto. A inclusão da nova diretoria da Codevasf na Medida Provisória do reajuste salarial dos servidores, por meio de um jabuti, ampliou o número de diretores de três para quatro.
Antes de sua trajetória em Brasília, Cutrim foi prefeito de São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão, e presidiu a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, com apoio do atual ministro da Justiça, Flávio Dino.
A Codevasf, atualmente presidida por Marcelo Moreira, ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), é estratégica devido à sua capilaridade no Norte e Nordeste, com 16 superintendências majoritariamente ocupadas por indicações políticas. Cutrim, que não conseguiu se reeleger para a Câmara, chega ao cargo com apoio de Silvio Costa Filho e do presidente da Câmara, Arthur Lira.