Legisladoras — Mulheres de todo o país debatem fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder

Legisladoras — Mulheres de todo o país debatem fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder

O ‘1º Sem­i­nário Nacional de Leg­is­lado­ras — Mul­heres no Poder’ reuniu, nes­ta terça-feira (5), no Cen­tro de Con­venções Pedro Nei­va de San­tana, car­a­vanas de dep­utadas, senado­ras, prefeitas, vereado­ras, lid­er­anças políti­cas e soci­ais do Maran­hão e do Brasil. A aber­tu­ra foi coman­da­da pela pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Maran­hão, dep­uta­da Irace­ma Vale (PSB), e pelo pres­i­dente da União Nacional dos Leg­is­ladores e Leg­isla­tivos Estad­u­ais (Unale), Dio­go Moraes (PSB/PE), que destacaram a importân­cia e o ineditismo do even­to.

O encon­tro é uma ini­cia­ti­va da Ale­ma, em parce­ria com a Unale, e mobi­li­zou mil­hares de mul­heres inter­es­sadas em se apro­fun­dar nas dis­cussões sobre a pre­sença fem­i­ni­na nos espaços de poder.

Na aber­tu­ra, a dep­uta­da Irace­ma Vale falou da hon­ra para o Par­la­men­to maran­hense em ser o anfitrião da ini­cia­ti­va inédi­ta, volta­da para o debate de uma temáti­ca tão impor­tante como o for­t­alec­i­men­to das mul­heres na políti­ca.

“Para nós é uma ale­gria rece­ber tan­tas mul­heres, dep­utadas de todo o país e, tam­bém, as mul­heres líderes do nos­so esta­do, prefeitas, senado­ras, vereado­ras e líderes comu­nitárias. É um momen­to úni­co de dis­cussão sobre as mul­heres ocu­pan­do espaços de poder para que nós, nas próx­i­mas eleições, ten­hamos cada vez mais mul­heres em posição de lid­er­ança”, assi­nalou a pres­i­dente da Ale­ma.

O pres­i­dente da Unale, Dio­go Moraes, afir­mou que o sem­i­nário engrandece o debate sobre a pre­sença das mul­heres na políti­ca brasileira e, a par­tir desse primeiro encon­tro, deve entrar efe­ti­va­mente no cal­endário anu­al de even­tos da insti­tu­ição.

“A ordem do dia nos pede mais pre­sença de mul­heres na políti­ca. A par­tir desse primeiro sem­i­nário, vamos par­tir para faz­er anual­mente um fórum para que as mul­heres pos­sam, cada vez mais, ocu­par seus espaços e decidir, jus­ta­mente, as políti­cas públi­cas que sir­vam para a val­oriza­ção das mul­heres brasileiras”, com­ple­tou.

Rep­re­sen­ta­tivi­dade

Car­a­vanas de diver­sos municí­pios mar­caram pre­sença no sem­i­nário, reunin­do mul­heres de manda­to e, tam­bém, pré-can­di­datas e envolvi­das em orga­ni­za­ções soci­ais. A senado­ra Eliziane Gama (Cidada­nia) e a primeira-dama do Maran­hão, Laris­sa Brandão, tam­bém par­tic­i­param do even­to.

Na ocasião, a dep­uta­da Daniel­la (PSB), procu­rado­ra da Mul­her da Ale­ma, anun­ciou o lança­men­to do pro­to­co­lo para aux­il­iar as Câmaras Munic­i­pais a implantarem Procu­rado­rias da Mul­her nas Casas Leg­isla­ti­vas. “O nos­so obje­ti­vo, a par­tir desse instru­men­to tão impor­tante, é mul­ti­plicar o número de procu­rado­rias e da rep­re­sen­ta­tivi­dade das mul­heres. Esse momen­to reflete o que nos viver­e­mos ano que vem, pois esta­mos trazen­do as infor­mações que as mul­heres tan­to pre­cisam para tra­bal­har a políti­ca nas suas cidades”, afir­mou.

A pres­i­dente da Comis­são da Mul­her da Unale, dep­uta­da Tia Ju (Republicanos/RJ), tam­bém vice-pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va do Rio de Janeiro (Alerj), rat­i­fi­cou que as mul­heres vêm, a cada dia, con­tribuin­do cada vez mais para a políti­ca nacional.

“O Brasil se moveu para o Maran­hão. Ess­es even­tos region­ais mobi­lizam e tratam das questões locais e isso é muito impor­tante. Nós cheg­amos para ficar e esta­mos con­tribuin­do para o desen­volvi­men­to e para a políti­ca do nos­so país”, declar­ou a par­la­men­tar.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x