Felipe Camarão participa de imersão educacional com foco no combate à evasão e abandono escolar

Felipe Camarão participa de imersão educacional com foco no combate à evasão e abandono escolar

A con­vite do PNUD (Pro­gra­ma Nações Unidas para o Desen­volvi­men­to), o vice-gov­er­nador e secretário de Esta­do da Edu­cação, Felipe Camarão, está em San­ti­a­go (Chile) rep­re­sen­tan­do o Gov­er­no do Maran­hão, em uma “Imer­são Edu­ca­cional”, que tem como obje­ti­vo con­hecer e refle­tir sobre um con­jun­to de políti­cas públi­cas chile­nas dos últi­mos 20 anos, com foco prin­ci­pal ao com­bate à evasão esco­lar e ao aban­dono de estu­dantes no ambi­ente esco­lar, em espe­cial no Ensi­no Médio. A mis­são, que tem cus­tos e despe­sas total­mente finan­cia­dos pelo PNUD, ini­ciou nes­ta quar­ta-feira (15) e seguirá até a sex­ta-feira (17).  

“Durante esse perío­do esta­mos aqui para estu­dar sobre edu­cação, prin­ci­pal­mente sobre evasão esco­lar e como levar para o nos­so esta­do con­hec­i­men­tos sobre como man­ter nos­sos jovens estu­dantes na esco­la. A edu­cação chile­na é uma das mel­hores do plan­e­ta e ten­ho certeza de que saire­mos daqui com uma riquís­si­ma bagagem para debater e implan­tar no Maran­hão”, declar­ou Felipe Camarão.

Para tan­to, Camarão par­tic­i­pa de encon­tros e palestras na Fac­ul­dade de Edu­cação, da Uni­ver­si­dade Diego Por­tales (UDP), que é recon­heci­da por sua excelên­cia acadêmi­ca e com­pro­mis­sos com a qual­i­dade do ensi­no e con­tribuição para o debate públi­co edu­ca­cional, tan­to no Chile como inter­na­cional­mente.

“O com­bate à evasão esco­lar segue sendo um dos nos­sos prin­ci­pais focos e com as exper­iên­cias que esta­mos viven­cian­do aqui podemos debater sobre como as redes: estad­u­ais, munic­i­pais e, tam­bém, as pri­vadas podem com­bat­er o absen­teís­mo e man­ter as cri­anças e os jovens na esco­la. Impor­tantes momen­tos de dis­cussão em que tocamos tam­bém ino­vações do cur­rícu­lo esco­lar e como atrair ess­es estu­dantes para per­manecerem no ambi­ente esco­lar”, expli­cou o vice-gov­er­nador.

Além do com­bate à evasão esco­lar, out­ras temáti­cas como o Ensi­no Médio em tem­po inte­gral e Ensi­no Profis­sion­al­izante tam­bém vêm sendo abor­dadas durante a “Imer­são”, e, nes­sa per­spec­ti­va, o vice-gov­er­nador pode pode apre­sen­tar aos edu­cadores chilenos exper­iên­cias que já der­am cer­to na Rede Estad­ual de Ensi­no do Maran­hão, como a implan­tação dos Cen­tros Edu­ca Mais e IEMAs.

“Debate­mos sobre como ess­es mod­e­los de ensi­no são impor­tantes para a manutenção dos estu­dantes na esco­la e como aux­il­iam de maneira muito pos­i­ti­va para evi­tar a evasão esco­lar. O que me deixou extrema­mente feliz em poder mostrar para ess­es edu­cadores nos­sa exper­iên­cia conc­re­ta, enfa­ti­zan­do que em nos­sa Rede Estad­ual – den­tro dos nos­sos Edu­ca Mais e IEMAs, os índices de evasão são mín­i­mos ou quase zero nes­sas modal­i­dades de ensi­no”, reit­er­ou Camarão.

Para além do Ensi­no Médio

Ain­da durante a esta­dia na Uni­ver­si­dade Diego Por­tales (UDP), o vice-gov­er­nador viven­ciou exper­iên­cias dire­ta­mente lig­adas ao Ensi­no Supe­ri­or ofer­ta­do pela IES, foca­dos especi­fi­ca­mente para a área da Ped­a­gogia. Momen­to em que o vice-gov­er­nador acom­pan­hou uma aula da Licen­ciatu­ra em Ped­a­gogia.

“Um tour de muito enriquec­i­men­to onde pudemos acom­pan­har um pouco do dia a dia de estu­dos, o con­ta­to com os lab­o­ratórios e bib­liote­cas dess­es edu­cadores, que futu­ra­mente min­is­trarão aulas no Ensi­no Fun­da­men­tal I. Uma ver­dadeira excursão, muito proveitosa porque vimos na prat­i­ca como acon­tece a for­mação docente nes­sa que é uma das mel­hores insti­tu­ições da Améri­ca Lati­na. 

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