Nos últimos dias, o prefeito Eduardo Braide (PSD) anunciou mais uma das suas ‘maquetes eleitoreiras’. Dessa vez, a ‘grande obra’ de Braide é um elevado na entrada de São Luís. Mais o que chama a atenção no vídeo marketeiro divulgado pelo prefeito de São Luís, é a falta de uma ciclovia no projeto do tal elevado.
Das duas uma: ou Braide esqueceu dos ciclistas ou a maquete foi feita tão às pressas que a equipe esqueceu de inserir a ciclovia pelo menos no projeto, mesmo que depois não entrasse na execução da obra, como aconteceu no Retorno do Caôlho, onde o espaço para a mobilidade dos ciclistas ficou apenas no desenho e vídeo de apresentação do projeto.
Exclusão urbana
Em se considerando que São Luís tem a quarta menor extensão cicloviária do país, não se pode pensar em um projeto dito ‘moderno’ e que vai ‘melhorar a mobilidade urbana’ da cidade, sem incluir um meio para que ciclistas não precisem disputar espaços com veículos maiores no asfalto.
Apenas para efeitos de comparativo do déficit de ciclovias em São Luís, a cidade de São Paulo, com 689,1km tem extensão cicloviária 17 vezes maior que a capital maranhense, que tem apenas 40km de ciclovia. Entre as 17 capitais brasileiras, São Luís fica, com apenas a frente apenas de Manaus, Porto Velho e Macapá.