Em 2020, Braide prometeu ‘revitalizar’ Centro Histórico; quatro anos depois, resta o abandono

Em 2020, Braide prometeu ‘revitalizar’ Centro Histórico; quatro anos depois, resta o abandono

Durante a cam­pan­ha eleitoral que o lev­ou ao Palá­cio de La Ravardière, o prefeito Eduar­do Braide (PSD) lançou mão de uma série de promes­sas. Muitas delas, no entan­to, não chegaram a ver a luz do dia.

Uma delas foi a pro­pos­ta de “revi­talizar” o Cen­tro Históri­co da cap­i­tal maran­hense. A dete­ri­o­ração do espaço con­sid­er­a­do Patrimônio Cul­tur­al da Humanidade se acen­tu­ou nos últi­mos qua­tro anos.

“Numa cidade cheia de belezas como a nos­sa, o tur­is­mo pode traz­er mais do que tur­is­tas. Pode traz­er empre­gos e desen­volvi­men­to”, afir­ma­va Braide em uma das inserções eleitorais da cam­pan­ha de 2020.

“Por isso, é pre­ciso revi­talizar o nos­so Cen­tro Históri­co. E vamos faz­er isso”, com­ple­men­tou a então can­di­da­ta à vice-prefei­ta, Esmê­nia Miran­da (PSD).

Na gestão Braide, a sub­prefeitu­ra do Cen­tro Históri­co foi extin­ta. Mau­rí­cio Ita­pary, atu­al sub­prefeito do Cen­tro — que ago­ra abrange toda a região cen­tral de São Luís — acu­mu­la as funções da sec­re­taria de Cul­tura (Secult) de São Luís, sem tit­u­lar des­de a con­tur­ba­da saí­da do pro­du­tor Mar­co Duailibe.

Sem foco, a área tomba­da pela Unesco em 1997 vai se esfare­lando a olhos vis­tos. A fal­ta de ilu­mi­nação públi­ca poten­cial­iza a vio­lên­cia e extingue a pos­si­bil­i­dade de vida notur­na no espaço, enquan­to o lixo toma con­ta de ruas, becos e escadarias.

Nem mes­mo a Feir­in­ha São Luís foi poupa­da do desca­so. Se um dia fora um pro­je­to exi­toso de ocu­pação dos espaços urbanos, a atração sem­anal já não atrai mais o públi­co como antes.

Enquan­to isso, a pop­u­lação aguar­da a repetição do “fes­ti­val de promes­sas” para os próx­i­mos meses e uma solução que parece cada dia mais dis­tante.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x