Deu no Estadão: estrada de R$ 280 milhões feita com dinheiro público liga diretamente à fazenda da família Brandão

Deu no Estadão: estrada de R$ 280 milhões feita com dinheiro público liga diretamente à fazenda da família Brandão

 

Deu no Estadão: a maior obra de infraestru­tu­ra do gov­er­no Car­los Brandão (PSB) no Maran­hão está sendo con­struí­da com recur­sos públi­cos e ben­e­fi­cian­do dire­ta­mente pro­priedades rurais da sua própria família. A estra­da MA-372, orça­da em R$ 280 mil­hões e finan­cia­da com emprés­ti­mo do Ban­co do Brasil, liga os municí­pios de São Domin­gos do Azeitão e Mirador, onde estão local­izadas as novas fazen­das do “Grupo Brandão”.

As ter­ras da família do gov­er­nador trip­licaram de taman­ho nos últi­mos anos, pas­san­do de 2 mil para mais de 7,5 mil hectares entre 2020 e 2024. Coin­ci­den­te­mente, foi nesse mes­mo perío­do que os Brandão inten­si­ficaram os inves­ti­men­tos agrí­co­las na região e pedi­ram autor­iza­ção para insta­lar uma pista de pouso pri­va­da den­tro da pro­priedade, aprova­da pela Anac meses antes da lic­i­tação da estra­da.

Ima­gens de satélite anal­isadas pela reportagem mostram a evolução das lavouras da família ao lon­go do traça­do da MA-372. A estra­da pas­sa a ape­nas sete quilômet­ros da sede de uma das fazen­das, com dire­ito a pla­ca indi­can­do a dis­tân­cia. Ao mes­mo tem­po, os Brandão rece­ber­am mais de R$ 58 mil­hões em finan­cia­men­tos rurais, prin­ci­pal­mente do Ban­co do Nordeste, para ampli­ar a pro­dução de soja e arroz.

Em nota envi­a­da ao Estadão, o gov­er­no do Maran­hão admi­tiu que a estra­da ben­e­fi­cia as pro­priedades do gov­er­nador, mas afir­mou que não é exclu­sivi­dade da família. “Ela não pas­sa ape­nas por pro­priedade da família Brandão”, jus­ti­fi­cou. A gestão estad­ual ain­da afir­mou que a rodovia reduzirá em até 130 km o tra­je­to entre a região pro­du­to­ra do Matopi­ba e o Por­to do Itaqui, em São Luís.

As fazen­das estão for­mal­mente reg­istradas em nome do sobrin­ho do gov­er­nador, Jesus Boabaid, mas a estru­tu­ra empre­sar­i­al é con­tro­la­da por três hold­ings famil­iares: Olea (de Car­los Brandão), MBBrandão (de Mar­cus Brandão) e JHBB (de José Hen­rique Brandão). As ter­ras foram adquiri­das por meio de con­tratos futur­os de soja, nos quais os anti­gos donos serão pagos com parte da pro­dução das fazen­das ben­e­fi­ci­adas pela estra­da.

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O con­sel­heiro do TCE-MA, Daniel Ita­pary Brandão — fil­ho de José Hen­rique Brandão — tam­bém aparece como sócio da empre­sa Coa­gri, respon­sáv­el pela oper­ação nas fazen­das. A nomeação dele para o car­go vitalí­cio no tri­bunal, que fis­cal­iza as con­tas do gov­er­no estad­ual, foi alvo de con­tes­tação judi­cial.

A prefeitu­ra de Mirador apon­tou que a obra causará o iso­la­men­to do municí­pio durante o inver­no, pois parte do traça­do da estra­da atende dire­ta­mente fazen­das de um novo ali­a­do políti­co do gov­er­nador, enquan­to igno­ra out­ras rotas viáveis. Segun­do relatos locais, hou­ve alter­ação no pro­je­to para con­tem­plar inter­ess­es pri­va­dos.

O gov­er­no do Esta­do, no entan­to, sus­ten­ta que a obra é uma deman­da históri­ca da região e nega qual­quer irreg­u­lar­i­dade. “Repu­di­amos a ten­ta­ti­va de poli­ti­zar um pro­je­to que trará desen­volvi­men­to ao Maran­hão e à região Norte como um todo”, afir­mou a nota ofi­cial. Até o momen­to, não há con­fir­mação de inves­ti­gação por parte do Min­istério Públi­co, veja o link da reportagem do Estadão AQUI ou o PDF da reportagem Gov­er­nador do MA ben­e­fi­cia fazen­da da família com estra­da custea­da com emprés­ti­mo do BB; veja vídeo

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