Contrato da SMTT: Demissões de cobradores na frota de ônibus requerem autorização da Prefeitura de São Luís

Contrato da SMTT: Demissões de cobradores na frota de ônibus requerem autorização da Prefeitura de São Luís

Rodoviários man­têm oper­ação tar­taru­ga em protesto con­tra demis­sões de cobradores, que vão con­tra com­pro­mis­sos ante­ri­ores

O con­tra­to cel­e­bra­do entre o Municí­pio de São Luis e as Con­ces­sionárias que oper­am o Sis­tema de Trans­porte Cole­ti­vo de São Luís tem ger­a­do polêmi­ca dev­i­do à demis­são de cobradores de ônibus, que só pode ocor­rer com autor­iza­ção do Prefeito Eduar­do Braide ou do Secretário da SMTT, Diego Rodrigues.

De acor­do com o tre­cho do con­tra­to em questão, na cláusu­la 11 está claro: “11.1.1. Res­guarda­dos os req­ui­si­tos opera­cionais mín­i­mos esta­b­ele­ci­dos neste CONTRATO e des­de que autor­iza­do pelo PODER CONCEDENTE, poderá a CONCESSIONÁRIA imple­men­tar políti­ca própria de recur­sos humanos, inclu­sive no tocante com­posição da trip­u­lação embar­ca­da, de for­ma a racionalizar a orga­ni­za­ção opera­cional dos serviços”

Tre­cho do con­tra­to cel­e­bra­do pela smtt e a con­ces­sionária que admin­is­tra o trân­si­to de São Luís

Essa cláusu­la esta­b­elece que qual­quer mod­i­fi­cação na com­posição da trip­u­lação embar­ca­da, incluin­do reti­ra­da dos cobradores de ônibus, só pode ser real­iza­da com a autor­iza­ção da SMTT, que é o poder conce­dente. Por­tan­to, segun­do o con­tra­to a prefeitu­ra tem que autor­izar essas demis­sões, então o prefeito Braide através do secretário Diego Rodrigues, per­mi­tiu que hou­vessem as demis­sões dos cobradores.

A situ­ação provo­cou a insat­is­fação do Sindi­ca­to dos Rodoviários, que anun­ciou uma par­al­isação de advertên­cia pro­gra­ma­da para aman­hã dia 19 de out­ubro, em frente ao San­tuário de Nos­sa Sen­ho­ra da Con­ceição, no bair­ro Monte Caste­lo, a par­tir das 15 horas. Os man­i­fes­tantes plane­jam seguir em direção ao Anel Viário, no cen­tro de São Luís. As demis­sões con­tradizem um com­pro­mis­so ante­ri­or da classe patronal, geran­do frus­tração entre os rodoviários.

Além dis­so, os tra­bal­hadores expres­sam descon­tenta­men­to com o secretário munic­i­pal de Trân­si­to e Trans­porte, Diego Rodrigues, ale­gan­do que seus ofí­cios e suas pre­ocu­pações não foram dev­i­da­mente aten­di­das, o que inten­si­fi­ca a ten­são entre as partes envolvi­das.

Em tem­po : O prefeito Braide dizia está do lado dos motoris­tas e cobradores…

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x