Cenário político mostra que Camarão ainda não tem adversário à altura na disputa ao Governo

Cenário político mostra que Camarão ainda não tem adversário à altura na disputa ao Governo

Felipe Camarão e out­ros prováveis can­didatos ao Gov­er­no do Esta­do em 2026: Wev­er­ton Rocha, Hilton Gonça­lo, Lah­e­sio Bon­fim, Rober­to Rocha e Eduar­do Braide
Con­ver­sas infor­mais, aber­tas, fora do fris­son car­navale­sco e sem levar em con­ta o que pode resul­tar das eleições munic­i­pais, têm lev­a­do a Col­u­na a uma con­clusão sól­i­da: até aqui, o can­dida­to mais forte para suced­er a Car­los Brandão (PSB) no Gov­er­no do Esta­do é mes­mo o vice-gov­er­nador Felipe Camarão (PT). Há no ambi­ente políti­co maran­hense alguns nomes que podem se can­di­datar, mas nen­hum com a visão téc­ni­ca e a con­sistên­cia políti­ca do atu­al vice-gov­er­nador. Jovem, com sól­i­da for­mação e larga exper­iên­cia, o advo­ga­do, procu­rador fed­er­al con­cur­sa­do e pro­fes­sor uni­ver­sitário Felipe Camarão, que é secretário de Esta­do da Edu­cação há oito anos, tem demon­stra­do tal­en­to no tra­to com o poder e vai aos poucos con­qui­s­tan­do o PT, já ocu­pan­do espaço expres­si­vo no par­tido. Tem a cara da ger­ação de políti­cos bem-suce­di­dos da efêmera e ino­vado­ra “Era Flávio Dino”. Sua vir­tu­al can­di­datu­ra em 2026 tem hoje o aval quase total da base gov­ernista.

E o que está ain­da se pon­do como con­trape­so no out­ro pra­to da bal­ança da dis­pu­ta? O prin­ci­pal quadro em evidên­cia é o senador Wev­er­ton Rocha (PDT), que ficou em ter­ceiro lugar na cor­ri­da de 2022, sinal­i­zou que entraria na briga em 2026, mas que de uns tem­pos para cá tirou o pé do acel­er­ador e acabou se trans­for­man­do numa grande incóg­ni­ta, uma vez que, diante da robus­ta incerteza de suces­so na cor­ri­da aos Leões, pode optar por ten­tar ren­o­var o manda­to sen­a­to­r­i­al, só que dis­putan­do vaga com o gov­er­nador Car­los Brandão (PSB), com o dep­uta­do fed­er­al André Fufu­ca (PP), atu­al min­istro dos Esportes, e com a senado­ra Eliziane Gama (PSD), por exem­p­lo. Com a exper­iên­cia de quem já con­heceu o céu e o infer­no das urnas, o senador Wev­er­ton Rocha cos­tu­ra com cuida­do o seu futuro.

Já auto lança­do pré-can­dida­to ao Palá­cio dos Leões, o prefeito de San­ta Rita, Hilton Gonça­lo (Mobi­liza 33), um políti­co expe­ri­ente e bem-suce­di­do até onde con­seguiu chegar, acred­i­ta­do nas regiões em que atua politi­ca­mente, cer­ta­mente tem na pon­ta do lápis o taman­ho do seu desafio, estando, por­tan­to, con­sciente das difi­cul­dades que terá pela frente. Sua entra­da nes­sa briga é politi­ca­mente saudáv­el, porque oxi­ge­na o tab­uleiro.

Num out­ro cam­po, por mais que cause con­tro­vér­sias, o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lah­e­sio Bon­fim (Novo), está cre­den­ci­a­do para entrar na dis­pu­ta. Esse cre­den­ci­a­men­to foi con­segui­do com a segun­da colo­cação na eleição de 2022, quan­do ficou em segun­do lugar, deixan­do o senador Wev­er­ton Rocha para trás, mas sem sequer ameaçar o gov­er­nador Car­los Brandão, que venceu em um só turno. Ele tem dito aos chefes do seu par­tido que é um can­dida­to viáv­el. No ambi­ente políti­co em que tran­si­ta, a dire­i­ta rad­i­cal, surgiu há alguns dias o rumor segun­do o qual o ex-senador Rober­to Rocha, bol­sonar­ista con­vic­to, estaria incli­na­do a dis­putar o Gov­er­no do Esta­do ou uma vaga no Sena­do, emb­o­ra uma fonte a ele lig­a­da sus­peite que seu foco seja a Câmara Fed­er­al, o que, segun­do avalia, seria mais lógi­co.

Uma garim­pa­da na ban­ca­da fed­er­al não leva a nen­hum nome com con­sistên­cia além do senador Wev­er­ton Rocha. A senado­ra Eliziane Gama (PSD) não fez qual­quer movi­men­to nes­sa direção, mas é cita­da aqui e ali como pos­si­bil­i­dade para vice de Felipe Camarão. A futu­ra senado­ra Ana Paula Loba­to (PSB) difi­cil­mente se inter­es­sará pela empre­ita­da, ain­da que nada ten­ha a perder. Na rep­re­sen­tação maran­hense na Câmara Fed­er­al, o nome mais caci­fa­do é o dep­uta­do fed­er­al Josi­mar de Maran­hãoz­in­ho (PL), que aqui e ali ameaça se can­di­datar a gov­er­nador ou a senador, mas de tan­to ameaçar, poucos ain­da acred­i­tam que ele pos­sa vir a ser can­dida­to ao Gov­er­no. Depois dele, o per­fil mais con­sis­tente é o da dep­uta­da fed­er­al Roseana Sar­ney (MDB), mas ela difi­cil­mente entraria numa aven­tu­ra já des­ti­na­da a amar­gar mais uma der­ro­ta. Dep­uta­dos fed­erais como Rubens Jr. (PT), Már­cio Jer­ry (PCdoB) e o atu­al min­istro das Comu­ni­cações, Jusceli­no Fil­ho (União Brasil), não tra­bal­ham com essa per­spec­ti­va, pelo menos por enquan­to.

Entre prefeitos, a pos­si­bil­i­dade mais visív­el é o prefeito de São Luís, Eduar­do Braide (PSD), que nesse exa­to momen­to se movi­men­ta com inten­si­dade à frente do seu pro­je­to de reeleição. Difí­cil incluir Eduar­do Braide na cor­ri­da leon­i­na de 2026, uma vez que, se for reeleito, ele estará exata­mente no meio do segun­do manda­to, sendo pouco plausív­el a ideia de que ele ven­ha a renun­ciar ao manda­to para entrar nes­sa guer­ra, até porque será uma ação de ele­vadís­si­mo risco. Entre os dep­uta­dos estad­u­ais não há quadros com pro­je­to dessa enver­gadu­ra, emb­o­ra aqui e ali ven­ha à tona a pres­i­dente da Assem­bleia Leg­isla­ti­va, Irace­ma Vale (PSB).

Fora do meio políti­co, não há na sociedade civ­il nen­hum movi­men­to na classe empre­sar­i­al, no mun­do acadêmi­co nem nas orga­ni­za­ções soci­ais que pos­sa ser inter­pre­ta­do como um ensaio de can­di­datu­ra. O desen­ho do cenário em que deve se dar a sucessão no Gov­er­no do Esta­do não é fru­to de pesquisa apro­fun­da­da nem con­clusão de cien­tifi­cis­mo políti­co impro­visa­do, mas de uma sim­ples e cuida­dosa avali­ação das peças que começam a se movi­men­tar miran­do o Palá­cio dos Leões. E nele o vice-gov­er­nador Felipe Camarão, apoia­do pela aliança par­tidária gov­ernista, pelo gov­er­nador Car­los Brandão e a bênçãos do Palá­cio do Planal­to difi­cil­mente errará o alvo em 2026.

 

*Arti­go de Riba­mar Cor­rêa / do blog Repórter Tem­po

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x