Adeptos da religião de matriz africana reunidos para celebrar D. Luís Rei de França e os 411 anos de São Luís

Adeptos da religião de matriz africana reunidos para celebrar D. Luís Rei de França e os 411 anos de São Luís

 

Con­sid­er­a­do o even­to reli­gioso mais tradi­cional do mês de setem­bro, a Pro­cis­são dos Orixás prom­ete atrair cen­te­nas de seguidores de religiões de matriz africana à Praça Dom Pedro II, nes­ta sex­ta-feira (8), dia em que São Luís com­ple­ta 411 anos. O corte­jo, que irá per­cor­rer várias ruas do Cen­tro Históri­co, acon­tece há mais de seis décadas na cap­i­tal.

O even­to, sob a batu­ta do vereador Astro de Ogum(PcdoB), decano do Par­la­men­to Ludovi­cense, é orga­ni­za­do pela Fed­er­ação de Umban­da e Cul­tos Afro-Brasileiros do Maran­hão (FUCABMA) com o apoio da Prefeitu­ra de São Luís.
“A Pro­cis­são dos Orixás acon­tece há várias décadas. Sob a min­ha coor­de­nação já tem mais de 40 anos. E nes­sa data, além de Luís, Grande Delfim de Bour­bon, fil­ho do Rei da França Luís IV, aproveita­mos para reunir o povo de san­to não só da Grande Ilha, mas de diver­sos municí­pios do esta­do do Maran­hão, para saudar, tam­bém, os 411 anos de São Luís”, expli­cou Astro de Ogum.

A pro­cis­são terá iní­cio às 17h30, com saí­da da Praça Dom Pedro II em direção à Igre­ja do Dester­ro, per­cor­ren­do várias ruas do Cen­tro Históri­co de São Luís. Na ocasião, todos os pre­sentes estarão reunidos com o mes­mo obje­ti­vo: agrade­cer aos orixás.

Durante o corte­jo, que terá como per­cur­so as ruas dos Afo­ga­dos, Egi­to e Pal­ma, até chegarem ao Largo do Dester­ro, muitos pais e mães de San­to, den­tre os demais seguidores, irão entoar cân­ti­cos e car­regar balões bran­co em sinôn­i­mo de paz, alvo de um dos prin­ci­pais pedi­dos, assim como saúde e tol­erân­cia às religiões de matriz africana, necessárias para que todos pos­sam se man­i­fes­tar reli­giosa­mente sem que sejam jul­ga­dos por pes­soas de crenças difer­entes.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x