Durante entrevista à TV Mirante, o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, afirmou que o governo está estruturando as delegacias do estado. No entanto, a fala não resiste à checagem prática: a realidade encontrada é de abandono, sucateamento e descaso. O editor deste blog esteve pessoalmente em uma unidade para registrar um boletim de ocorrência e constatou uma situação alarmante , prédios deteriorados, falta de pessoal e condições indignas de trabalho, com todos os contras , o secretário disse que a culpa de tudo é as leis que segundo ele “são frágeis”.
Na Delegacia do João Paulo, por exemplo, não havia nem energia elétrica no momento da visita. Faltavam policiais, o atendimento era limitado e o ambiente completamente insalubre. Já na Liberdade, a ausência de climatização e de equipamentos básicos expõe tanto servidores quanto a população. A Delegacia Racial, que deveria ser referência no combate à discriminação, funciona com apenas dois investigadores e sem escrivão. A precariedade é tanta que o atendimento, quando ocorre, depende do esforço quase heroico dos poucos servidores restantes, veja algumas fotos das delegacias :


O quadro se agrava diante da ausência de concursos públicos. Muitos policiais civis estão se aposentando e não há reposição de pessoal. As delegacias do Maranhão vivem um colapso silencioso , sem estrutura, sem efetivo e sem prioridade. Enquanto isso, o governador Carlos Brandão segue viajando, ignorando a insegurança crescente e a realidade dura das comunidades que já não contam nem com o básico, uma delegacia funcionando dignamente, veja o vídeo do sistema perfeito de segurança que o secretário diz “existir”:
