Vídeo :   PF faz operação contra fraudes na Caixa Econômica no Maranhão

Vídeo : PF faz operação contra fraudes na Caixa Econômica no Maranhão

A desar­tic­u­lou esque­ma ile­gal volta­do à obtenção fraud­u­len­ta de con­tratos de ener­gia solar que ger­ou pre­juí­zo de 8 mil­hões.

 A Polí­cia Fed­er­al defla­grou hoje(21/11), a Oper­ação FAKE SOLIS, resul­ta­do de uma inves­ti­gação detal­ha­da visan­do des­man­te­lar uma com­plexa rede crim­i­nosa espe­cial­iza­da em crimes finan­ceiros. Esta rede se ded­i­ca­va à práti­ca de deli­tos como orga­ni­za­ção crim­i­nosa, inserção de dados fal­sos em sis­temas de infor­mação, fraude na obtenção de finan­cia­men­to, lavagem de cap­i­tais e cor­rupção, todos per­pe­tra­dos em detri­men­to da Caixa Econômi­ca Fed­er­al. Somadas, as penas podem chegar a 48 anos de reclusão.

A oper­ação se con­cen­trou na desar­tic­u­lação de um intrin­ca­do esque­ma ile­gal volta­do à obtenção fraud­u­len­ta de con­tratos de ener­gia solar jun­to à men­ciona­da insti­tu­ição públi­ca. Segun­do apu­ra­do, muitos dos clientes não tin­ham con­hec­i­men­to da con­tratação ou ape­nas tiver­am seus nomes uti­liza­dos para con­cretiza­ção da fraude na aquisição de sis­temas de painéis solares. Este esque­ma con­ta­va com a par­tic­i­pação de alguns ger­entes.

Para inter­romper estas ativi­dades crim­i­nosas, foram emi­ti­dos 14 man­da­dos de bus­ca e apreen­são em residên­cias e empre­sas envolvi­das. Além dis­so, ação resul­tou na dec­re­tação da prisão pre­ven­ti­va de um dos envolvi­dos, com coop­er­ação da INTERPOL, no arresto de bens — com blo­queio de con­tas, indisponi­bil­i­dade de veícu­los e imóveis — e na sus­pen­são das funções dos ger­entes inves­ti­ga­dos, proibindo o aces­so a qual­quer agên­cia da Caixa Econômi­ca Fed­er­al pelo pra­zo de 60 (sessen­ta) dias, sem pre­juí­zo de even­tu­al pror­ro­gação, veja o vídeo :


Esta é ape­nas uma fase ini­cial da inves­ti­gação, que seguirá em cur­so para for­t­ale­cer os ele­men­tos de infor­mação em relação aos demais envolvi­dos no esque­ma crim­i­noso.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x