O Governador em exercício do Maranhão, Felipe Camarão, tomou uma posição firme em resposta às críticas do ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim, sobre o desempenho dos estudantes maranhenses no ENEM. Lahesio utilizou as redes sociais para expressar sua insatisfação, mas Camarão acusou‑o de ignorância ou possível doença cognitiva, ressaltando que o ex-prefeito desconhecia os dados reais e estava propagando ódio contra os estudantes.
Felipe Camarão destacou o orgulho do Maranhão pelos centenas de estudantes que obtiveram notas acima de 900 no ENEM, evidenciando que a crítica de Lahesio não refletia a realidade. O governador ressaltou a importância do feito e salientou que o estado tem alcançado índices educacionais notáveis.
Lahesio Bonfim, esqueceu de falar que a sua gestão na prefeitura de São Pedro dos Crentes ‚apontou que as escolas municipais da cidade nunca ultrapassaram a média do IDEB, além de não oferecerem nem bibliotecas para os estudantes.
Camarão, por sua vez, em entrevista na rádio , destacou os impressionantes resultados de sua gestão à frente da SEDUC, revelando que 80% dos estudantes matriculados na UEMA provêm das escolas públicas do Maranhão, algo inédito na história educacional do estado, veja o vídeo da entrevista:
Cenário Nacional do ENEM 2022 e Comparação entre Governos
No contexto nacional, apenas quatro redações com nota máxima provieram de candidatos da rede pública de ensino. O governo anterior, apoiado por Lahesio Bonfim, registrou apenas 23 redações com pontuação máxima, enquanto a gestão atual, liderada por Lula e apoiada por Carlos Brandão e Felipe Camarão, alcançou 60 notas máximas em todo o país. O tema da redação, “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, foi destacado como relevante e potencialmente influenciador do aumento nas pontuações.