Cerca de 77% dos aprovados no Paes 2024 da UEMA provenientes de escolas públicas

Cerca de 77% dos aprovados no Paes 2024 da UEMA provenientes de escolas públicas

A Uni­ver­si­dade Estad­ual do Maran­hão (UEMA) divul­gou os resul­ta­dos do Proces­so Sele­ti­vo de Aces­so à Edu­cação Supe­ri­or (Paes) 2024, rev­e­lando que mais de 4,8 mil dos aprova­dos, em um total de 5.493 vagas ofer­e­ci­das, são prove­nientes de esco­las públi­cas. Esse con­tin­gente rep­re­sen­ta expres­sivos 76,61% do total de estu­dantes aprova­dos, desta­can­do o papel fun­da­men­tal do Paes na pro­moção da inclusão edu­ca­cional.

A UEMA difer­en­cia-se ao não uti­lizar a nota do Exame Nacional do Ensi­no Médio (Enem) como critério de ingres­so, adotan­do o vestibu­lar próprio, o Paes. Essa abor­dagem úni­ca con­tribui para a democ­ra­ti­za­ção do aces­so à edu­cação supe­ri­or no Maran­hão, ben­e­fi­cian­do mil­hares de estu­dantes anual­mente.

As provas do Paes 2024 foram real­izadas em novem­bro e con­ce­dem aces­so a cur­sos tan­to na UEMA quan­to na Uni­ver­si­dade Estad­ual da Região Tocan­ti­na do Maran­hão (Uema­sul). Com mais de 50 mil inscritos para con­cor­rer às 5.493 vagas, o proces­so sele­ti­vo reflete o empen­ho em pro­por­cionar opor­tu­nidades edu­ca­cionais a uma ampla gama de can­didatos.

Em 2023, o reitor da UEMA, Wal­ter Canales, desta­cou que 75% das vagas foram ocu­padas por estu­dantes da rede públi­ca. Entre a divul­gação dos resul­ta­dos, em janeiro, e a matrícu­la final, em maio, o per­centu­al de estu­dantes prove­nientes de esco­las públi­cas cresceu de 75% para 80%, evi­den­cian­do a tendên­cia pos­i­ti­va na democ­ra­ti­za­ção do ensi­no supe­ri­or.

Nes­ta edição do Paes, os cur­sos mais con­cor­ri­dos foram o Cur­so de For­mação de Ofi­ci­ais PMMA – Cota para negros, com 227,78 can­didatos por vaga; Cur­so de For­mação de Ofi­ci­ais CBMMA – Cota para negros, com 195,67 can­didatos por vaga; e Med­i­c­i­na Bachare­la­do – Sis­tema Uni­ver­sal de vagas, com 185,06 can­didatos por vaga.

O suces­so do Paes 2024 é atribuí­do, em parte, às ini­cia­ti­vas do gov­er­nador Car­los Brandão e do vice-gov­er­nador e secretário de edu­cação Felipe Camarão, que desta­cam a edu­cação como uma pri­or­i­dade essen­cial para o desen­volvi­men­to do Maran­hão. Suas ações con­tin­u­am a impul­sion­ar a con­quista de opor­tu­nidades edu­ca­cionais pelos jovens do esta­do.

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