A deputada estadual Fabiana Vilar usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) para cobrar providências urgentes quanto à cassação do mandato do deputado Hemetério Weba (PP), que se encontra afastado por licença médica. Segundo Vilar, há um suposto acobertamento do Poder Executivo para proteger o parlamentar, acusado de transformar o Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá em “quintal de sua casa”.
A parlamentar protocolou um ofício solicitando o cumprimento da decisão judicial na última quarta-feira, mas a presidente da ALEMA, deputada Iracema Vale, afirmou não ter tido conhecimento do documento devido ao feriado prolongado. Iracema garantiu que a Mesa Diretora seguirá os ritos legais com tranquilidade, sem atropelos, para analisar a perda de mandato de Weba, veja o vídeo :
https://youtu.be/mmw_R-0dRUQ?si=Jd20wss7-3kRViB2
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já oficializou a suspensão dos direitos políticos de Hemetério Weba, após decisão transitada em julgado por improbidade administrativa. A juíza da Comarca de Santa Luzia do Paruá determinou, no dia 8 de abril, o cumprimento da sentença. Agora, resta à ALEMA formalizar a cassação, sem depender de nova comunicação do TRE-MA. A tentativa de reversão por parte da defesa já foi negada pelo Tribunal de Justiça do Maranhão.