Em discurso contundente ontem, quarta-feira (3), na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) fez duras críticas ao que classificou como um alarmante “abandono de função” por parte do governador Carlos Brandão. Segundo o parlamentar, o Executivo estadual estaria completamente nas mãos do sobrinho do governador, que já comanda o Palácio dos Leões — chamado nos bastidores de “Orleões”, numa referência à força e influência concentrada no familiar.

De acordo com Lula, o jovem estaria usando a estrutura do governo para se autopromover politicamente, assumindo decisões estratégicas, atropelando lideranças históricas e colocando a máquina pública a serviço de seu projeto pessoal. Em tom irônico, o deputado ainda se referiu à movimentação institucional como um verdadeiro “PACO” — Programa de Aceleração de Campanha de Orleões. “É isso que virou o governo: uma estrutura oficial trabalhando noite e dia pela eleição de um sobrinho”, afirmou.
Carlos Lula concluiu cobrando uma resposta firme das instituições. “Espero que os órgãos de controle, como Ministério Público e Tribunal de Contas, deixem de se omitir e tomem posição. Estamos diante de um grave desvio de função e de uso indevido da estrutura pública para fins eleitorais”, alertou, veja o discurso de Carlos Lula :