Na tarde desta sexta-feira, a equipe do Fantástico, da TV Globo, foi alvo de uma cena de selvageria liderada por Natercio Silva dos Santos, conhecido como “Natércio 30”, assessor especial do prefeito Júlio Cesar de Sousa Matos, mais conhecido como “Dr. Julinho” (PL), no município de São José de Ribamar.
A agressão verbal ocorreu durante a produção de uma reportagem sobre a fraude de informações do Censo 2022, que resultou em matrículas fictícias de 21.186 alunos em escolas de tempo integral e no recebimento indevido de R$ 32.592.821,94. O repórter da TV Globo, Chico Regueira, foi alvo das agressões enquanto questionava o prefeito Dr. Julinho sobre o escândalo financeiro.
O incidente ocorreu durante o lançamento da Ordem de Serviço do estádio Dário Santos, no bairro Moropoia. Diante das perguntas sobre o recebimento indevido de milhões do Fundeb por meio de fraude, “Natércio 30” reagiu com agressividade e palavras de baixo calão, incitando tumulto e chegando a ameaçar o repórter e o cinegrafista da equipe.
O caso expõe a gravidade das acusações de fraude no Censo 2022, enquanto a imprensa enfrenta obstáculos e violência na busca pela verdade, veja o vídeo :