Vídeo: A UFMA vira palco de pancadaria

Vídeo: A UFMA vira palco de pancadaria

 

Gestão Fer­nan­do Car­val­ho é acu­sa­da de trans­for­mar uni­ver­si­dade em are­na de caos e políti­ca par­tidária

A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Maran­hão (UFMA) mais uma vez foi cenário de des­or­dem e tumul­to. O episó­dio recente, envol­ven­do o Con­gres­so das Enti­dades de Base (CEUFMA), trouxe à tona uma série de acusações con­tra a admin­is­tração do reitor Fer­nan­do Car­val­ho e do pró-reitor da PROAES, Dani­lo Lopes. O even­to, que dev­e­ria dis­cu­tir pau­tas estu­dan­tis, resul­tou em brigas, agressões e denún­cias de supos­to uso inde­v­i­do de recur­sos públi­cos.

Even­to mar­ca­do por vio­lên­cia e caos
O CEUFMA, real­iza­do no últi­mo final de sem­ana, tornou-se um pal­co de con­fron­tos físi­cos, con­sumo de bebidas alcoóli­cas e, segun­do teste­munhas, até uso de dro­gas den­tro do cam­pus. Vídeos e ima­gens mostram par­tic­i­pantes envolvi­dos em brigas que exi­gi­ram inter­venção da segu­rança. Entre os pre­sentes, havia pes­soas que nem sequer eram estu­dantes da UFMA, lev­an­tan­do ques­tion­a­men­tos sobre a orga­ni­za­ção do even­to.

Fraude no DCE?
O prin­ci­pal obje­ti­vo do con­gres­so seria a ten­ta­ti­va de cri­ar uma rep­re­sen­tação estu­dan­til para­lela segun­do algu­mas pes­soas que entraram em con­ta­to com o edi­tor do blog , alin­ha­da a inter­ess­es políti­co-par­tidários. Denún­cias apon­tam que supostas bol­sas de até R$ 2.000,00 foram ofer­e­ci­das a estu­dantes para garan­tir apoio ao even­to. O Diretório Cen­tral dos Estu­dantes (DCE 17 de Setem­bro) prom­e­teu acionar o Min­istério Públi­co para inves­ti­gar a supos­ta manip­u­lação e má gestão de recur­sos pela PROAES e pela reito­ria.

UFMA: de refer­ên­cia acadêmi­ca ao aban­dono
Sob a gestão de Fer­nan­do Car­val­ho, a uni­ver­si­dade tem sido alvo de críti­cas con­stantes. Denún­cias incluem a extinção de pro­gra­mas de assistên­cia estu­dan­til, pre­cariza­ção das residên­cias uni­ver­sitárias e favorec­i­men­tos pes­soais, incluin­do nepo­tismo. O cenário reflete o desca­so da admin­is­tração, pri­or­izan­do dis­putas ide­ológ­i­cas em detri­men­to da excelên­cia acadêmi­ca.

Min­istério Públi­co Fed­er­al e sociedade de olho
Com a cres­cente insat­is­fação da comu­nidade acadêmi­ca, há pressão para que o Min­istério Públi­co Fed­er­al inves­tigue as irreg­u­lar­i­dades na gestão. A UFMA, que dev­e­ria ser um espaço de desen­volvi­men­to cien­tí­fi­co, tem se trans­for­ma­do em um pal­co de escân­da­los, ameaçan­do sua rep­utação.

Os des­do­bra­men­tos dessa crise colo­cam em xeque o futuro da uni­ver­si­dade, que pre­cisa urgen­te­mente de mudanças para retomar seu papel como refer­ên­cia no ensi­no supe­ri­or, veja o vídeo :

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x