Valorização educacional: Governo  anuncia reajuste e pagamento de salários para professores Contratados”

Valorização educacional: Governo anuncia reajuste e pagamento de salários para professores Contratados”

O Gov­er­no do Maran­hão, lid­er­a­do pelo gov­er­nador Car­los Brandão, anun­ciou no últi­mo domin­go (7) um rea­juste salar­i­al para toda a cat­e­go­ria de pro­fes­sores da rede estad­ual. Essa medi­da inclui tan­to os con­cur­sa­dos quan­to os con­trata­dos, imple­men­tan­do o piso nacional do mag­istério anun­ci­a­do pelo gov­er­no fed­er­al em dezem­bro de 2023. O aumen­to será apli­ca­do a par­tir deste mês de janeiro, reforçan­do o com­pro­mis­so com a val­oriza­ção dos profis­sion­ais da edu­cação.

Car­los Brandão desta­cou a importân­cia da medi­da, afir­man­do: “Esta é mais uma medi­da para val­orizar nos­sos pro­fes­sores e for­t­ale­cer a rede estad­ual de ensi­no, que tem tido grandes avanços des­de que assum­i­mos o gov­er­no, em abril do ano pas­sa­do. Cam­in­hamos avançan­do em eixos cen­trais para que a nos­sa edu­cação seja cada vez mais forte e inclu­si­va.”

Além do rea­juste, o gov­er­no infor­mou que os con­tratos dos pro­fes­sores con­trata­dos serão ren­o­va­dos. Atual­mente, mais de 11.500 profis­sion­ais atu­am na rede estad­ual por meio de seleções. A ini­cia­ti­va visa garan­tir esta­bil­i­dade e qual­i­dade no ensi­no.

No con­tex­to edu­ca­cional, 2023 foi mar­ca­do por avanços sig­ni­fica­tivos no Maran­hão. A con­strução de novas unidades de ensi­no ampliou o número de vagas, e os estu­dantes da rede estad­ual se destacaram em com­petições nacionais e inter­na­cionais. Na edu­cação supe­ri­or, a Uni­ver­si­dade Estad­ual do Maran­hão (Uema) reg­istrou recorde de inscrições dev­i­do à aber­tu­ra de novos cur­sos de grad­u­ação.

Inves­ti­men­tos tam­bém foram des­ti­na­dos à per­manên­cia de alunos de baixa ren­da em sala de aula, com destaque para o pro­gra­ma Trans­porte Uni­ver­sitário. O gov­er­no fechou 2023 como o segun­do esta­do brasileiro que mais investiu em bol­sas de mestra­do e doutora­do, impul­sio­n­an­do a pesquisa cien­tí­fi­ca e reforçan­do o com­pro­mis­so com a excelên­cia na edu­cação. O ano leti­vo de 2024 nas esco­las da rede públi­ca estad­ual está pro­gra­ma­do para começar em 19 de fevereiro, após o Car­naval, veja o vídeo do gov­er­nador em exer­cí­cio Felipe Camarão, falan­do sobre o assun­to :

 

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x