Site nacional anuncia rompimento entre Brandão e Flávio Dino

Site nacional anuncia rompimento entre Brandão e Flávio Dino

 

O anún­cio de que o min­istro do Supre­mo Tri­bunal Fed­er­al (STF), Flávio Dino, não con­vi­dará o gov­er­nador do Maran­hão, Car­los Brandão (PSB), para seu casa­men­to no próx­i­mo dia 30 de novem­bro, trouxe à tona a rup­tura defin­i­ti­va entre os dois prin­ci­pais líderes políti­cos do esta­do. A relação, antes mar­ca­da por parce­ria e con­fi­ança, foi des­gas­ta­da por desen­tendi­men­tos e acusações mútuas de desleal­dade, indi­can­do o fim de uma aliança estratég­i­ca que definiu os rumos políti­cos do Maran­hão nos últi­mos anos.

Brandão, que foi vice-gov­er­nador de Dino e assum­iu o Palá­cio dos Leões com o apoio do então chefe do Exec­u­ti­vo, plane­ja­va seguir o acor­do políti­co fir­ma­do em 2022, segun­do o qual abriria cam­in­ho em 2026 para o vice-gov­er­nador Felipe Camarão (PT) dis­putar a reeleição com o apoio da máquina públi­ca. No entan­to, recentes movi­men­tações indicam que Brandão pre­tende con­cluir seu manda­to e, pos­sivel­mente, lançar um sobrin­ho como can­dida­to à sucessão, con­trar­ian­do o pacto ini­cial.

A crise se inten­si­fi­cou após Dino sus­pender a nomeação do advo­ga­do Flávio Vini­cius Araújo Cos­ta, indi­ca­do por Brandão, para o car­go de con­sel­heiro do Tri­bunal de Con­tas do Esta­do (TCE-MA). Dino jus­ti­fi­cou a decisão com base em ações judi­ci­ais e critérios con­sti­tu­cionais, mas ali­a­dos de Brandão inter­pre­taram o gesto como uma demon­stração de poder e um rompi­men­to com os inter­ess­es do gov­er­nador.

A aliança entre Dino e Brandão, que pare­cia sól­i­da, dá lugar a uma dis­pu­ta aber­ta por espaço políti­co e influên­cia no Maran­hão. Enquan­to Dino foca no Judi­ciário e em aspi­rações nacionais, Brandão ten­ta con­sol­i­dar sua lid­er­ança no esta­do. A ausên­cia de um con­vite para o casa­men­to do min­istro é ape­nas o sím­bo­lo mais visív­el de uma sep­a­ração que pode redefinir o cenário políti­co maran­hense nos próx­i­mos anos.

Fonte : site Metrópoles 

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x