A reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, na noite de sexta-feira (02), colocou de vez os irmãos Fernando e Eduardo Braide no escândalo do “carro do milhão”.
As imagens do Renault Clio vermelho chegando à frente de um condomínio do bairro Renascença no último dia 18 de julho, segundo os registros recuperados das câmeras de segurança, e sendo deixado ali pelo motorista, que embarcou em outro carro, sob a escolta de um motociclista que atuou como “batedor”, tiraram o sono do prefeito e do deputado estadual.
Isso porque, em 30 segundos, a reportagem ligou Guilherme Ferreira Teixeira, o “Guilherme Bucho”, aos dois. Bucho foi secretário parlamentar de Eduardo Braide, enquanto este foi deputado federal, entre 2019 e 2020.
No ano seguinte, passou para a assessoria especial da Secretaria Municipal de Governo (Semgov) de São Luís, logo que Braide assumiu a prefeitura.
Em fevereiro do ano passado, Guilherme Bucho foi alçado à Assembleia Legislativa, passando a atuar como assessor técnico no gabinete do deputado estadual Fernando Braide (PSD), até ser exonerado com a revelação de que ele dirigia o veículo encontrado com mais de R$ 1 milhão no porta-malas no último dia 30 de julho.
Soma-se, ainda, o fato de que o carro no qual ele entrou na sequência, um Honda Fit de cor preta, estava registrado no nome de Antônia Maria Martins Braide, falecida em outubro de 2010.
Além disso, no dia da descoberta, um homem identificado como Carlos Augusto Diniz da Costa, também conhecido como “Makilas”, tentou assumir a responsabilidade, afirmando ser o dono do veículo e que o teria emprestado a outra pessoa, veja o vídeo:
Makilas também era comissionado da Prefeitura de São Luís e foi exonerado horas depois. Também se descobriu que ele era uma espécie de “ajudante de ordens” de um terceiro irmão de Eduardo Braide, o médico Antônio Braide, e que é conhecido da família ao menos desde 2016.
Para tentar remediar os efeitos negativos da reportagem veiculada no telejornal de maior audiência do país, em horário nobre, Braide deve começar a anunciar shows previstos para a celebração dos 412 anos de São Luís, marca a ser alcançada no próximo dia 8 de setembro.
Na tarde de sexta-feira (2), numa tentativa de encobrir o escândalo, o prefeito publicou um teaser em suas redes sociais, anunciando a instalação da “Cidade da Alegria” nas proximidades do Terminal da Praia Grande, além de prometer os anúncios de artistas.