Reitoria da UFMA encerra Base Institucional em Alcântara, gerando indignação na comunidade acadêmica

Reitoria da UFMA encerra Base Institucional em Alcântara, gerando indignação na comunidade acadêmica

 

A Uni­ver­si­dade Fed­er­al do Maran­hão (UFMA) encer­rou as ativi­dades da Base Insti­tu­cional de Alcân­tara (BIA), decisão que vem geran­do forte reper­cussão entre pesquisadores e comu­nidades locais. Cri­a­da com o obje­ti­vo de inte­grar ciên­cia, tec­nolo­gia e desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el, a BIA era um núcleo estratégi­co lig­a­do ao NICTA (Núcleo Inter­dis­ci­pli­nar Cien­tí­fi­co e Tec­nológi­co de Alcân­tara), com um papel cru­cial em pro­je­tos de pesquisa e ino­vação no municí­pio.

Inau­gu­ra­da em 2021 e com par­tic­i­pação do então min­istro da Ciên­cia e Tec­nolo­gia, Mar­cos Pontes, a Base foi con­ce­bi­da para aten­der a deman­das soci­ais, ambi­en­tais e econômi­cas da região. A estru­tu­ra abri­ga­va lab­o­ratórios, cur­sos de grad­u­ação e pós-grad­u­ação em áreas como Engen­haria Aeroe­s­pa­cial, Engen­haria Elétri­ca e Ciên­cias da Com­putação, além de pro­je­tos de exten­são volta­dos para comu­nidades quilom­bo­las e out­ras pop­u­lações locais. O impacto pos­i­ti­vo da BIA era recon­heci­do tan­to na for­mação acadêmi­ca quan­to na con­tribuição para o desen­volvi­men­to sus­ten­táv­el de Alcân­tara.

No entan­to, a atu­al gestão do reitor Fer­nan­do de Car­val­ho extin­guiu a base e devolveu o pré­dio à prefeitu­ra de Alcân­tara, decisão que lev­an­ta ques­tion­a­men­tos sobre o futuro dos pro­je­tos e recur­sos investi­dos. “A desati­vação da BIA rep­re­sen­ta um retro­ces­so para a UFMA e para Alcân­tara, espe­cial­mente no con­tex­to do Cen­tro de Lança­men­to de Alcân­tara (CEA), que depende de ino­vação tec­nológ­i­ca e de mão de obra qual­i­fi­ca­da”, criti­cou um pesquisador que preferiu não se iden­ti­ficar.

Além da extinção da Base, a UFMA tam­bém inter­rompeu o polo de Edu­cação a Dis­tân­cia (EAD) em Alcân­tara, amplian­do a sen­sação de aban­dono da região pela uni­ver­si­dade. A comu­nidade acadêmi­ca ques­tiona os gas­tos real­iza­dos pela atu­al gestão e cobra maior transparên­cia sobre os critérios que levaram à decisão.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x