Prefeitura de São Luís privilegia artistas nacionais e coloca cultura local em segundo plano

Prefeitura de São Luís privilegia artistas nacionais e coloca cultura local em segundo plano

 

Esco­las de sam­ba e blo­cos tradi­cionais querem mudar o dia dos des­files, pois o car­naval tradi­cional do Maran­hão está sendo desval­oriza­do por parte da prefeitu­ra 

A pre­sença de artis­tas nacionais na pro­gra­mação ofi­cial do Car­naval de São Luís tem ger­a­do insat­is­fação entre as esco­las de sam­ba e blo­cos tradi­cionais da cidade. Ale­gan­do difi­cul­dade para atrair o públi­co diante da con­cor­rên­cia com grandes shows, a Liga das Esco­las de Sam­ba de São Luís (Lies­ma) e out­ras enti­dades cul­tur­ais pedi­ram à Prefeitu­ra o adi­a­men­to dos des­files para os dias 7, 8 e 9 de março de 2025, após o perío­do ofi­cial do Car­naval.

Ita­mil­son Lima, pres­i­dente da Lies­ma, lamen­tou a situ­ação. “É muito triste ver o Car­naval tradi­cional da cidade perder espaço. Não é o que quer­e­mos, mas pre­cisamos admi­tir que o públi­co está sendo atraí­do para os grandes even­tos de artis­tas de fora, enquan­to a cul­tura local é deix­a­da de lado”, afir­mou. A medi­da, que já foi ado­ta­da em 2024 dev­i­do ao atra­so nos repass­es de ver­ba, ago­ra é vista como uma for­ma de preser­var a iden­ti­dade cul­tur­al ludovi­cense.

A mudança, no entan­to, não foi unân­ime. Das esco­las con­sul­tadas, ape­nas Maram­ba­ia e Flor do Sam­ba se posi­cionaram con­tra a alter­ação, mas o restante das agremi­ações apoia a pro­pos­ta como uma ten­ta­ti­va de garan­tir a sobre­vivên­cia dos des­files. A dis­pu­ta por atenção e recur­sos finan­ceiros com os even­tos de grande porte, segun­do rep­re­sen­tantes cul­tur­ais, prej­u­di­ca dire­ta­mente a val­oriza­ção da tradição e o tra­bal­ho das comu­nidades envolvi­das.

Para muitos, a polêmi­ca expõe uma questão maior: a fal­ta de pri­or­i­dade da Prefeitu­ra na preser­vação e val­oriza­ção do patrimônio cul­tur­al de São Luís. A con­cen­tração de recur­sos e atenção em atrações nacionais lev­an­ta ques­tion­a­men­tos sobre o papel do poder públi­co na manutenção da iden­ti­dade cul­tur­al da cap­i­tal maran­hense.

0 0 votos
Classificação
Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
O mais antigo
O mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x